Browsing articles in "notícias"

Compolítica firma parceria com a Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE)

out 18, 2017   //   by rodrigocarreiro   //   notícias  //  No Comments

Com o intuito de promover o intercâmbio científico e realizar atividades acadêmicas em conjunto, a Compolítica e a Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) firmaram uma importante parceria para a área de comunicação e política no Brasil. O acordo prevê desconto para associados em todos os congressos da Alice, além de um protocolo de intenções que inclui:

–     Colaboración para la difusión entre ambas comunidades de las actividades que desarrollan sendas organizaciones.
–     Intercambio de noticias e informaciones relevantes para ambas organizaciones y sus integrantes, tales como convocatorias de becas, proyectos de investigación, etc.
–     Facilitar la asistencia de los miembros de ambas comunidades a las actividades propuestas, incentivando la asistencia mediante políticas de descuento u otras propuestas pertinentes.
–     Colaboración en la organización y realización de Seminarios, Jornadas y actos de todo tipo sobre materias relacionadas con la comunicación política y las campañas electorales.
–     Apoyar institucionalmente las actividades que se concreten entre ambas organizaciones.
–     Fomentar la realización de trabajos de investigación en los campos de sus competencias, promoviendo estudios y dotando ayudas, becas y premios.

Em breve o documento com todo o conteúdo da parceria será divulgado. O acordo está, neste primeiro momento, sendo desenvolvido por uma comissão formada pelos professores Arthur Ituassu (PUC-Rio, Presidente da COMPOLÍTICA), Danila Cal (UFPA, Vice-Presidente da COMPOLÍTICA), Ismael Crespo Martínez (Universidad de Murcia, Presidente da ALICE) e Alberto Mora (Secretario Ejecutivo Junta Directiva, ALICE).

Compolítica lança Prêmio para artigos de conjuntura. Veja como participar

set 20, 2017   //   by rodrigocarreiro   //   notícias  //  No Comments

Prêmio Compolítica para Artigos de Conjuntura (2018)

“Comunicação e Política no Brasil Contemporâneo”

 

Em meio a um dos mais graves momentos de crise política no Brasil e aos questionamentos sobre o papel da Comunicação nesse contexto, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA) anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio Compolítica para Artigos de Conjuntura (2018), com o tema “Comunicação e Política no Brasil Contemporâneo”. A iniciativa tem a intenção de estimular a produção de artigos acadêmicos de conjuntura e premiar trabalhos inéditos que ajudem a entender o contemporâneo em suas múltiplas dimensões, com especial ênfase nas relações entre Comunicação e Política.

1 – Das Inscrições

1.1. Poderão concorrer ao Prêmio Compolítica para Artigos de Conjuntura (2018) pesquisadores pós-graduados e pós-graduandos em Comunicação, Ciência Política e áreas afins.

1.2. A autoria dos trabalhos poderá ser individual ou coletiva.

1.2. As inscrições deverão ser feitas da seguinte forma:

  1. a) os trabalhos devem ser enviados por e-mail para secretaria@compolitica.org, em duas vias no formato pdf, uma com autoria(s) identificada(s) e outra sem autoria identificada;
  2. b) a mensagem deve ter como assunto: Prêmio Compolítica para Artigos de Conjuntura (2018);
  3. c) as duas versões (uma com autoria, outra sem autoria) devem ser enviadas de acordo com os padrões editoriais da Revista Compolítica, disponíveis no link:

http://compolitica.org/revista/index.php/revista/about/submissions – onlineSubmissions

d) o prazo para envio é até às 24h de 30 de dezembro de 2017.

2 – Da Avaliação

2.1. O processo de avaliação será conduzido por uma comissão formada pelos três membros da diretoria da Compolítica – Professores Arthur Ituassu (PUC-RIO), Danila Cal (UFPA) e Luiz Augusto Campos (UERJ) – com pareceres de avaliadores doutores e pesquisadores em Comunicação e Política, quando necessário.

2.2. O resultado da premiação será divulgado no site e na lista de e-mail da Compolítica até 5 de março de 2018.

2.3 Os artigos serão avaliados seguindo os seguintes critérios: a) relevância para compreensão de aspectos da conjuntura atual; b) abordagem teórico-metodológica adequada aos objetivos do artigo; c) contribuição para a área da Comunicação e Política; d) qualidade redacional.

3 – Da premiação

3.1. Serão concedidas premiações aos três melhores artigos, conforme os termos a seguir:

3.1.1. Os três melhores artigos serão publicados em um dossiê especial da Revista Compolítica em 2018.

3.1.2 O melhor artigo, vencedor do Prêmio Compolítica para Artigos de Conjuntura (2018), terá como premiação, ao autor principal ou a um dos autores, a cobertura pela Compolítica dos custos de hospedagem e aéreos (ida e volta, dentro do espaço nacional) para o VIII COMPOLÍTICA, a ser realizado em 2019, em Brasília, além da quantia de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

4 – Da organização

4.1 A organização deste concurso é constituída da atual direção da Compolítica, que se reserva o direito de decidir sobre toda e qualquer dúvida ou problema que possa decorrer deste concurso.

 

Baixe este edital em PDF clicando aqui

Lista de discussão

jun 7, 2017   //   by rodrigocarreiro   //   notícias  //  No Comments

Faça parte da nossa lista de discussão

Nova diretoria é eleita em assembleia realizada em Porto Alegre

jun 7, 2017   //   by rodrigocarreiro   //   notícias  //  No Comments

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA) comunica a posse da sua nova diretoria, composta de Arthur Ituassu (PUC-Rio/presidente), Danila Cal (UFPA/vice-presidente) e Luiz Augusto Campos (IESP-UERJ/secretário). A eleição ocorreu em assembleia no dia 12 de maio, ao final do VII Congresso da COMPOLÍTICA, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

A nova diretoria aproveita para agradecer aos docentes e estudantes da Fabico e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, em especial à coordenadora geral do evento, Maria Helena Weber, pela brilhante condução. Em mesas de discussão e sessões dos nove Grupos de Trabalho, o VII COMPOLÍTICA reuniu mais de 200 pesquisadores da área de Comunicação e Política do país. Os debates e os trabalhos apresentados podem ser acessados aqui no site da instituição.

Na mesma linha, a gestão eleita agradece à gestão anterior da COMPOLÍTICA, sobretudo a Fernando Lattman-Weltmann (UERJ) e Kelly Prudêncio (UFPR), pelos avanços do período e pela condução impecável da Associação.

Também ficou decidido, durante a última assembleia, que o próximo Congresso será realizado na Universidade de Brasília (UnB), em 2019, com especial agradecimento a Liziane Guazina, Luis Felipe Miguel e Sivaldo Pereira.

Ata da Assembleia de Porto Alegre (12/05/2017)

Enciclopédia de Comunicação Política é lançada pela editora Wiley-Blackwell

jan 27, 2016   //   by samuel.barros77   //   notícias  //  No Comments

Em dezembro de 2015, a editora Wiley-Blackwell lançou a The International Encyclopedia of Political Communication. A obra de 1800 páginas foi editada por uma equipe de cinco pesquisadores: Gianpietro Mazzoleni, Kevin G. Barnhurst, Ken’ichi Ikeda, Rousiley C. M. Maia e Hartmut Wessler. Representante brasileira na equipe, a professora Rousiley Maia, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, tem extensa produção na área.

Entre os verbetes, podem ser encontrados, por exemplo, Gender and politics, Digital Democracy, Lobbying, Online Elections e E-Government. Este último escrito pelos professores Francisco Paulo Jamil Marques (UFPR) e Marcus Abilio Pereira (UFMG).

A enciclopédia pode ser considerada um retrato do estado da arte da pesquisa em comunicação política ao redor do mundo, uma vez que teve uma preocupação de diversidade temática, bem como da origem dos pesquisadores que contribuíram.

O trabalho está disponível online e impresso.

VI Edição do Congresso da Compolítica acontece essa semana no Rio

abr 21, 2015   //   by rodrigocarreiro   //   notícias  //  No Comments

O VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA) que será realizado entre os dias 22 e 24 de abril de 2015, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, terá como conferência de abertura o tema “Political Turbulence: How Social Media Shape Political Action” com a convidada Helen Margetts, Diretora do Oxford Internet Institute (OII). O evento terá início às 19h, no auditório do RDC.

A cerimônia de abertura contará com a presença do Prof. Arthur Ituassu (PUC-Rio, presidente do Comitê Organizador do VI COMPOLÍTICA; do Prof. Luiz Roberto Cunha (Decano do Centro de Ciêcias Sociais da PUC-RIO); Profa. Cláudia Pereira (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio); Profa. Alessandra Aldé (UERJ, Presidente da COMPOLÌTICA).

O congresso terá quatro mesas-redondas e a apresentação de trabalhos distribuídos em 9 GTs que cobrem os principais temas da especialidade. Os encontros contam com a participação de Nelson Breve, diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); dos deputados federais Alessandro Molon (PT) e Jean Wyllys (PSOL) e pelo menos 15 professores pesquisadores de todo o país na mesas de discussão.
Foram submetidos 188 trabalhos e selecionados 91. A previsão é que o congresso reúna 166 profissionais entre inscritos e participantes.
A Cerimônia e Conferência de Abertura, assim como todas as Mesas de Discussão, serão transmitidas em tempo real via internet pelo Portal PUC-Rio Digital: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br

Confira mais informações: www.compolitica2015.com.br

VI Encontro Compolítica 2015 – Rio de Janeiro

nov 14, 2014   //   by rodrigocarreiro   //   notícias  //  No Comments

Local: PUC-Rio (Rio de Janeiro)

Data: 22, 23 e 24 de abril de 2015

Constam da programação prévia uma mesa de abertura (com convidado internacional), quatro mesas-redondas e a apresentação de trabalhos distribuídos em 9 GTs, que cobrem os principais temas do campo.

 

A submissão de trabalhos está aberta e obedece os seguintes prazos:

1) Envio de resumos expandidos (de até 4 mil caracteres s/espaço) para o email compolitica2015@gmail.com, até 1o de fevereiro de 2015, com o Grupo de Trabalho (GT) pretendido no título da mensagem. Os trabalhos enviados que não especificarem o GT no título da mensagem não serão considerados;

2) Resultados das propostas selecionadas até 20 de fevereiro de 2015;

3) Envio do texto completo: até 30 de março (em breve serão divulgadas informações sobre o template do encontro).

Os GTs do VI Encontro da Compolítica são:

 

1. Comunicação e democracia · Flávia Biroli (UnB) <flaviabiroli@gmail.com>

Acolhe trabalhos sobre a relação entre mídia e política nas sociedades democráticas, incluindo abordagens que destaquem o papel da comunicação nas teorias da democracia, os processos de produção das preferências e de definição da opinião pública, as transformações no discurso político e a importância da visibilidade midiática na produção do capital político, a conformação da agenda pública, a relação entre representantes e representados e os processos de accountability.

 

2. Mídia e eleições · Felipe Borba (UNIRIO) <felipe.borba10@gmail.com>

Tem como foco pesquisas que objetivam compreender a relação entre mídia e processos eleitorais. Dentre os eixos que constituem essa relação, cabe destacar: a) cobertura jornalística de eleições; b) Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE); c) comportamento eleitoral; d) mídias alternativas e eleições; e) accountability eleitoral; f) mídia e eleições permanentes.

 

3. Comunicação institucional e imagem pública · Maria Helena Weber (UFRGS) <maria.weber@ufrgs.br>, <mhelenaweber@terra.com.br>

Tem por objetivo discutir trabalhos que exploram a relação entre a mídia e a imagem pública tanto dos governantes, representantes, e atores da sociedade civil quanto das instituições políticas. Abrange a) marketing político; b) campanhas políticas; c) construção da imagem pública de representantes, de atores cívicos e de instituições; d) estratégias de formação de imagem; e) pesquisa e avaliação de imagem.

 

4. Internet e política · Sérgio Braga (UFPR) <sssbraga@gmail.com>, <ssbraga@ufpr.br>

Abrange estudos sobre fenômenos políticos das mais diversas naturezas que se apresentam na Internet e a partir dela. Contempla os seguintes eixos: a) relação entre as novas tecnologias e democracia; b) governo eletrônico; c) accountability eletrônico d) experiências de utilização da internet como espaço de participação e reivindicação política de grupos sociais ou cidadãos.

 

5. Comunicação e sociedade civil · Rousiley Maia e Rafael Sampaio (UFMG) <rousiley@fafich.ufmg.br>, <rousiley@yahoo.com.br>

Encampa trabalhos de natureza teórica e empírica que contemplem a interface entre comunicação e sociedade civil. Entre as múltiplas dimensões dessa interface, convém citar: a) ações coletivas com foco na visibilidade midiática; b) representações sociais nos media; c) identidade, reconhecimento e meios de comunicação; d) ativismo midiático e comunicação comunitária; e) ciberativismo; f) participação política e mobilização social; g) esfera pública e processos deliberativos; h) representação política e sociedade civil.

 

6. Cultura política, comportamento e opinião pública · Luciana Veiga (UNIRIO) <lucveiga@terra.com.br>, <luciana.fernandes.veiga@hotmail.com>, 

Acolhe trabalhos voltados para os seguintes temas: a) identificação de conhecimentos, valores e crenças que influenciam o comportamento político dos diversos atores na democracia (cidadãos, eleitores, políticos, partidos entre outros), b) análise dos determinantes do voto, c) estudo das percepções da opinião pública sobre os temas em debate e sua fundamentação, d) a importância da mídia em todos estes processos. Buscam-se diferentes ângulos de aproximação – teóricos e metodológicos – dos temas sob análise.

 

7. Políticas de comunicação · Othon Jambeiro (UFBA) <othonfernando@uol.com.br>

Tem o objetivo de debater textos que tratem de: a) bases conceituais para a formulação e execução de políticas de comunicação; b) relação entre políticas e estratégias de comunicação com cultura, democracia e cidadania; c) condicionantes históricos, econômicos, políticos, culturais, institucionais e legais para a formulação e desenvolvimento de políticas de comunicação; d) estrutura e funcionamento de instituições e organizações, públicas e privadas, envolvidas nos processos decisórios de concepção, implementação e controle das políticas de comunicação no mundo contemporâneo; e) tecnologias avançadas, particularmente Internet, e sua relação com os vários níveis de governo e grupos sociais e econômicos.

 

8. Jornalismo político · Fernando Azevedo (UFSCar) <f.azevedo@me.com>

Aceita trabalhos voltados à compreensão dos condicionamentos e conseqüências do jornalismo político. São bem vindas abordagens teóricas, históricas, empíricas, comparativas e transdisciplinares. Algumas questões clássicas incluem: cobertura eleitoral; ética jornalística e prática profissional; economia política dos meios noticiosos; jornalismo online; crise política e escândalo midiático; jornalismo e accountability; imprensa, governo e controle da informação; entre outras.

 

9. Propaganda e marketing político · Luciana Panke (UFPR) <lupanke@gmail.com>

Aceita artigos que identifiquem a importância da propaganda política no composto do marketing, tendo como eixos temáticos: a) história da propaganda política; b) biografias dos marketeiros políticos; c) experiências de propaganda política em veículos de comunicação (jornais, revistas, rádio, televisão, internet e “no midia”/midia informal); d) jingles e slogans eleitorais; e) experiências inovadoras de planejamento estratégico em marketing político; f) marketing político internacional, relatos de experiências.

 

Chamada para links de grupos de pesquisa na área de Comunicação e Política

nov 14, 2014   //   by rodrigocarreiro   //   notícias  //  No Comments

Convidamos os coordenadores de grupos de pesquisa na área de Comunicação e Política a enviarem informações sobre suas equipes para que seja montado um diretório. Os dados necessários são os seguintes: 1) nome do grupo ou laboratório; 2) instituição à qual está vinculado; 3) nome e email do coordenador da equipe; 4) endereço do site e cinco palavras-chave que caracterizem o interesse de pesquisa do grupo ou laboratório. As mensagens devem ser enviadas ao email secretaria@compolitica.org.

Pesquisadores da área de Comunicação e Política participam da ABCP e da ANPOCS

nov 14, 2014   //   by rodrigocarreiro   //   notícias  //  No Comments

Pesquisadores vinculados à COMPOLÍTICA participaram do encontro da ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política), que ocorreu de 04 e 07 de agosto, na Universidade de Brasília. Na Área Temática “Comunicação política e opinião pública”, coordenada por Alessandra Aldé (UERJ) e Vera Chaia (PUC-SP), foram apresentados, entre comunicações orais e pôsteres, 24 trabalhos.

Mais recentemente, os temas concernentes à área de Comunicação e Política também tiveram espaço ao longo do 38º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), realizado entre 27 e 31 de outubro, em Caxambu, Minas Gerais. O GT “Mídia, política e eleições”, coordenado por Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG) e Fernando Lattman Weltman (UERJ), contou com 10 trabalhos. Já no GT “Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura”, liderado por Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC), Sérgio Soares Braga (UFPR), 13 pesquisas foram apresentadas.

Páginas:12»

notícias Categories