A Associação

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica – foi criada em dezembro de 2006, em Salvador, com o intuito de promover a especialidade de Comunicação e Política. A fundação da sociedade científica ocorreu durante o primeiro congresso, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estiveram presentes pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino brasileiras, totalizando 56 sócios fundadores.

Bastante consolidada no Brasil e no mundo, a especialidade congrega pesquisadores não apenas dos campos de comunicação e ciência política, mas, também, de sociologia, psicologia, filosofia e antropologia. O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes.

O principal objetivo da Compolítica é institucionalizar a especialidade por meio de congressos bienais de pesquisadores nacionais e estrangeiros e projetos de cooperação entre grupos de pesquisa. A ideia é promover a interlocução entre os pesquisadores das mais diferentes orientações e fortalecer a divulgação de conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos da área de Comunicação e Política.
Em 2007, foi realizado o II Congresso, na UFMG, em Belo Horizonte, reunindo mais de 200 pesquisadores de 45 instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil, com apresentação de 116 trabalhos.

Em 2009 foi realizada a terceira edição do Congresso Compolítica, na PUC/SP, que contou com a participação de renomados pesquisadores internacionais em comunicação política: José Luis Dader e Ariel Jerez, da Universidad Complutense de Madrid (Espanha), e Mauro Porto, da Tulane University (Estados Unidos), o que proporcionou aos participantes uma ampla visão dos estudos em desenvolvimento em diferentes partes do mundo.

O IV Congresso da Compolítica foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2011, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mais uma vez, o evento contou com a participação de vários pesquisadores renomados em comunicação e política, nacional e internacionalmente. Marcus Figueiredo foi um dos professores convidados, especialista em mídia e eleições. Mais informações sobre essa edição do evento podem ser encontradas aqui.

O IV Congresso da Compolítica foi realizado na UERJ

O IV Congresso da Compolítica foi realizado na UERJ