
 

 

http://www.compolitica.org 1 

 

Escândalo político e os laços entre mídia e política no 
Brasil1

 

 

Pâmela Pinto 
2
 

 

 

 

 
Resumo: O objetivo central deste artigo é discutir as relações entre a 
mídia brasileira e a política, por meio da análise dos escândalos 
políticos Caso Lunus (2002) e Atos Secretos do Senado (2009) nos 
jornais O Globo e O Estado do Maranhão. Busca-se expor as 
interfaces entre as redes nacionais e os grupos de mídia regional, 
representados pelas Organizações Globo e o Sistema Mirante, de 
propriedade das famílias Marinho e Sarney. Trabalha-se com a 
metodologia da análise dos enquadramentos recebidos pelos temas 
nos dois jornais, numa perspectiva comparada para verificar a 
construção dos escândalos tanto na mídia nacional como regional.    

 

Palavras-chave: jornalismo nacional. jornalismo regional. escândalo político. 

 

 

1. Apresentação 

 

O recorte temporal sob o qual se debruça este artigo está localizado entre os anos de 

2002 e 2009, mas é necessário acrescentar um dado relevante ocorrido em 2011 para iniciar a 

apresentação deste objeto.  

Na terça-feira 1º de fevereiro de 2011, os veículos que cobrem política no Brasil 

estavam com as atenções voltadas para Brasília, aguardando o desfecho das eleições da 

presidência do Senado - referente ao biênio 2011/2012. Após o resultado, uma leitura rápida 

das manchetes dos sites de todo o país levou a um uníssono: Sarney é reeleito presidente do 

                                                 
1
 Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Jornalismo Político do IV Encontro da Compolítica, na 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 13 a 15 de abril de 2011. 
2
 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Orientador: Prof. Dr. Afonso de Albuquerque. Mestre em Comunicação pela UFF (2010). Graduada em 

Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Email: 

pinpamela@gmail.com 

 

mailto:pinpamela@gmail.com


 

 

http://www.compolitica.org 2 

Senado (Imirante.com – Maranhão, Revista Carta Capital, Jornal Hoje (TV), Jornal do 

Brasil). Com 70 votos, Sarney é reeleito presidente do Senado (Agência Senado e Zero 

Hora). José Sarney é reeleito presidente do Senado com ampla maioria de votos (O Globo). 

Reeleito presidente do Senado, Sarney diz que esta administração será a última (UOL). 

Assim foi noticiada a vitória de José Sarney, pela quarta vez presidente do Senado, com 87% 

dos votos.  

No mandato anterior (2009/2010) o senador pelo Amapá estava no centro da maior 

crise ética vivenciada pela Casa, com os Atos Secretos do Senado. Porém, contrariando a 

opinião pública e as críticas da mídia, Sarney voltou a liderar a Casa, ainda mais fortalecido, 

após a vitória da presidenta Dilma (PT) e do vice Michel Temer (PMDB), em 2010. Esta 

informação nos remete a uma reflexão acerca dos escândalos políticos
3
, seus usos e suas 

possíveis consequências na democracia brasileira, a partir das suas mediações pelos veículos 

de comunicação.                             

Este trabalho busca compreender as influências das relações entre mídia e política no 

jornalismo dito nacional e no regional. Para ilustrar esta interface, recorreu-se a análise de 

duas coberturas de escândalos políticos nos veículos O Globo
4
 e O Estado do Maranhão

5
: o 

Caso Lunus (2002) e os Atos Secretos do Senado (2009). Ambos envolvem a família 

Sarney
6
, proprietária de um conglomerado regional parceiro das Organizações Globo e 

detentora de um grupo político nacional, por meio da qual se exemplificará os vínculos 

mantidos entre os centros e as margens da política e da comunicação no país.  

 O artigo será dividido em quatro seções, além da conclusão: a primeira analisará os 

impactos da herança do trusteeship model
7
 para a formação das empresas midiáticas; o 

segundo tópico explorará o conceito geopolítica na imprensa brasileira, expondo paralelos 

                                                 
3 Escândalos são lutas travadas no espaço público e que são constituídas por ações e atos de fala de indivíduos e 

organizações que expõem, afirmam e condenam, (THOMPSON, 2002). 

4 O Globo, fundado em 29 de julho de 1925, por Roberto Marinho. A informatização chegou às redações do jornal em 1986. 

Na década de 1990 se consolidou como referência do jornalismo brasileiro.  
5 O Estado do Maranhão teve sua primeira edição publicada no dia 1º de maio de 1973, sob a coordenação de José Sarney, 

sendo a evolução técnica do Jornal do Dia, adquirido pelo governador em 1968. Em 1990, o jornal passou por algumas 

transformações gráficas, dois anos depois, começou a circular em policromia.  
6 A família Sarney é a última oligarquia no país, representada por José Sarney que aos 80 anos é uma das figuras mais 

influentes na política nacional, alicerçado por uma dupla base política: uma nacional, construída ao longo de cinco décadas 

em mandatos públicos, e uma base regional, dividida entre os estados do Maranhão e do Amapá.  
7 Sistema que entrega o setor de radiodifusão à exploração comercial da empresa privada, através de concessões da União. 



 

 

http://www.compolitica.org 3 

entre os jornalismos regional e nacional; A terceira parte aponta as parcerias entre as família 

Sarney e Marinho, tanto na política como nos negócios mediáticos; por fim, faz-se uma 

análise dos enquadramentos recebidos pelos dois escândalos nos jornais. 

2. Os impactos do trusteeship model na comunicação brasileira 

Os variados níveis de dependência econômica e política dos veículos condicionaram 

segmentações na mídia brasileira. Parte significativa dos teóricos da comunicação situou as 

diferenças estruturais e ideológicas desta em dois blocos: o da “grande” imprensa ou o 

jornalismo empresarial e a “pequena” imprensa, na maioria das vezes vinculada a domínios 

políticos locais e regionais. Apontou-se o primeiro grupo como o espaço do jornalismo 

comprometido com os leitores, e principalmente com os seus anunciantes, enquanto o 

jornalismo regional configurou-se como um instrumento político. 

Pretende-se expor algumas características prioritariamente atribuídas ao jornalismo 

regional, mas que são verificadas, sobretudo, no jornalismo nacional e de certa forma 

constroem paralelos entre estes modelos de interface da imprensa. A primeira similaridade 

são os vínculos de ambos os jornalismos com o campo político. A pluralidade de espaços e de 

análises é incontestável na grande imprensa, assim como sua contribuição para consolidar o 

espaço público, entretanto os laços com a política também perpassam os interesses dos 

grandes veículos, tendo em vista a própria cultura de apadrinhamentos políticos na 

implantação de canais de TV e rádio. Outra característica diz respeito à concentração 

midiática que ocorre no Brasil e o impacto que ela ocasiona nas cadeias de veículos que 

interligam o país. Para alcançar todo o território, as grandes empresas precisam que as 

repetidoras regionais repassem seus conteúdos, e neste processo os conglomerados nacionais 

fortalecem redes locais, independentemente do uso que estas empresas farão deste “poder”. 

Desta forma, acredita-se que existe um elo mais complexo entre o jornalismo nacional e 

regional, que mais que opostos, mostram-se como similares em pontos centrais e até 

interdependentes.  

No Brasil a relação entre o jornalismo e a política é complexa, pois a formação do 

sistema midiático é vinculada historicamente ao campo político. Da embrionária imprensa 



 

 

http://www.compolitica.org 4 

instalada com a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, à adoção do trusteeship model, 

na década de 1930, observou-se a concentração das mídias nas mãos das elites econômicas e 

políticas – sistema preservado no país até os dias atuais. A falta de rigor nas legislações foi 

determinante para ocorrência de conglomerados, já que era permitida a propriedade cruzada, 

isto é, a possibilidade de um mesmo grupo empresarial controlar jornais, revistas, rádios e 

televisão em um mercado. Na época, as concessões de veículos foram para os grupos já 

consolidados no país. Assim se formaram os maiores grupos de mídia no Brasil, resultando 

em um sistema midiático concentrado e controlado por um reduzido grupo de empresas 

(LIMA, 2006).  

Outro fator determinante para a relação das empresas midiáticas com o poder público 

foi a dependência financeira dos meios de comunicação em todo o país para obter a 

infraestrutura necessária a sua expansão. Conjuntura viabilizada somente com a ditadura 

militar de 1964, que proporcionou condições econômicas e institucionais para o 

desenvolvimento de um sistema nacional de telecomunicações e de radiodifusão compatível 

com as novas exigências do capitalismo. O governo militar idealizou um projeto de 

integração com incentivo para formação de grupos midiáticos capazes de abranger o país.  

O vínculo mais estreito que rege as relações entre mídia e a política na 

contemporaneidade são as concessões de radiodifusão, com acentuada distribuição no 

governo militar e no período pós-ditadura, na gestão do presidente Sarney. No governo do 

general Figueiredo foram feitas mais de 700 concessões de rádio e televisão, o que 

representou mais de 1/3 do total das emissoras existentes desde o surgimento da radiodifusão 

no Brasil. Lima (2006) considera o auge das outorgas para políticos o período do Congresso 

Constituinte (1987-1988), gerido pelo ministro das Comunicações Antônio Carlos 

Magalhães, em pleno jogo para permanência do presidencialismo como forma de governo e a 

não redução do mandato de José Sarney. Entre 1985 e 1988 foram assinadas 1.028 outorgas, 

91 dessas foram dadas para deputados e senadores constituintes. Desse total, 92,3% votaram 

a favor do presidencialismo e 90,1% votaram a favor do mandato de cinco anos para o 

presidente.  

A Constituição de 1988 foi mais um avanço na modernização das leis acerca da 

radiodifusão, entretanto os constituintes a usaram em benefício próprio ao estender ao 



 

 

http://www.compolitica.org 5 

Congresso Nacional a prerrogativa de outorgar e renovar concessões - atividade antes estrita 

ao Executivo (LIMA, 2006). Ao invés de promover avanços na democratização das 

telecomunicações, promoveu um novo “loteamento” das mídias entre os políticos no país. 

Deputados e senadores passaram a participar da distribuição de concessões em benefício 

próprio. Durante o governo FHC foram autorizadas 357 concessões educativas sem licitação 

e vendidas 539 emissoras comerciais.  

É importante destacar que a concentração das mídias não é restrita aos grupos 

regionais, mas iniciou na grande imprensa, que ao longo das décadas teve que se 

profissionalizar para atender às demandas do mercado, mas continuou concentrando os 

empreendimentos no âmbito familiar: 

Nos anos 1990, cerca de nove grupos de empresas familiares controlavam a grande 

mídia no Brasil. As famílias eram Abravanel (SBT), Bloch (Manchete), Civita 

(Abril), Frias (Folha), Levy (Gazeta), Marinho (Globo), Mesquita (O Estado de S. 

Paulo), Nascimento Brito (Jornal do Brasil) e Saad (Band). (LIMA, 2006:104). 

 

Paralelamente ao afunilamento dos grupos empresariais de controle da grande 

imprensa, os grupos regionais – associados aos grupos dominantes nacionais – consolidam 

suas posições hegemônicas com a expansão da propriedade cruzada em várias regiões 

brasileiras (LIMA, 2006). Os veículos da grande imprensa estão ligados a uma rede de 

contratos indispensáveis a sua sobrevivência empresarial e com a qual respondem com 

credibilidade, por meio da instituição de valores e normas jornalísticas. Mas além dos 

anunciantes e leitores há também parcerias políticas firmadas em consonância com as 

conjunturas vigentes.  

Como consequência desta divisão identificam-se dois tipos de redes de concentração 

de mídias: de um lado existe uma imprensa composta por grandes grupos de alcance 

internacional, que dependem de uma outra extremidade, composta por uma imprensa 

monopolizada na maioria das vezes por representantes públicos, em regiões nas quais 

predominam baixos índices socioeconômicos e uma economia distante dos padrões lucrativos 

dos grandes centros. Cabe destacar que a concentração midiática pela propriedade cruzada 

tem várias faces, ocorrendo em diferentes estados, como o grupo Rede Brasil Sul (RBS), no 

Rio Grande do Sul, e o Sistema Mirante, no Maranhão. As redes abertas de televisão e rádio 



 

 

http://www.compolitica.org 6 

demonstram a aliança entre estas duas esferas midiáticas, pois os contratos entre afiliada e 

cabeça-de-rede têm dupla função: garantir a oferta de programação, agregando o valor da 

mídia nacional para a audiência local – sem desprender muitos recursos e consequentemente 

expandindo a rede de um grupo nacional de comunicação; e, paralelamente, garante que a 

máquina pública atue pelos radiodifusores, (SANTOS; CAPPARELLI, 2005). 

 

3. Uma (possível) configuração geopolítica da imprensa 

O jornalismo brasileiro é diretamente afetado pela divisão geopolítica do país, na qual 

a posição ocupada no eixo centro-periferia é determinante no poder de decisão. O centro 

brasileiro foi estabelecido no Rio de Janeiro, sede da Corte Portuguesa e posteriormente da 

República, onde também foram fixadas as principais atividades econômicas e a política. A 

concentração econômica nas regiões Sudeste e Centro-Oeste alimentou também a 

“autonomia” de muitos veículos de circulação nacional, que historicamente foram fixados 

nestes centros de onde reverberam informações para todo o país. Configurou-se uma divisão 

geopolítica da imprensa brasileira, com diversos jornalismos produzidos de acordo com a 

realidade local dos jornalistas e dos empresários de mídia. Todavia, o conceito de jornalismo 

foi enquadrado de forma simplista em duas categorias dicotômicas, opondo valores como 

credibilidade e legitimidade: o jornalismo nacional, responsável pela cobertura de temas de 

relevância a todo território, e o jornalismo regional, que se resume a temas locais.  

O binômio “centro e periferia” é usado no Brasil, com frequência, para localizar o 

jornalismo regional na condição de manipulável e legitimar a autonomia da grande imprensa. 

Porém, essas terminologias devem ser empregadas com cautela, visto que não são condições 

imutáveis e devem ser entendidas como conceitos relativos (ALBUQUERQUE, 2008). 

Segundo o autor, as grandes empresas midiáticas brasileiras ora atendem à ideia de centro, 

quando servem de modelo para grupos menores, ora estão na condição de periferia, ao tomar 

como referência determinado modelo estrangeiro. O mesmo acontece quando sistemas 

considerados periféricos servem de parâmetro, para veículos ainda menores, assumindo a 

condição de centro. O exemplo das negociações da empresa Time-Life com as Organizações 

Globo para transferência de capital e tecnologia à emissora de televisão é emblemático. A 

implantação da TV Globo marcou a expansão das Organizações Globo no país e a inserção 



 

 

http://www.compolitica.org 7 

da tecnologia e capital internacional no sistema televisivo brasileiro, que se iniciava no país. 

A concessão do canal foi dada em 1957, por Juscelino Kubitschek, mas sua ativação só 

ocorreu a partir de 1962, após o contrato com o grupo multimídia Time-Life Broadcast 

Internacional Inc. (WEBER, 2000). A parceria entre as empresas iniciou em 1962 e duraria 

11 anos, em seguida, prorrogar-se-ia automaticamente por prazo indeterminado (HERTZ, 

1991). Em janeiro de 1965, Globo e Time-Life firmaram outro contrato no qual a empresa 

americana passaria a ter 45% de participação nos lucros da Rede Globo. Houve um aumento 

de remessas de dinheiro, pois a emissora começou a operar no dia 28 de abril de 1965, no Rio 

de Janeiro.  

Em março de 1966, o Conselho Nacional de Telecomunicações criou a Comissão 

Parlamentar de Inquérito para apurar a relação entre as empresas. Em agosto, a comissão 

decidiu que os contratos entre as empresas feriram a Constituição e decidiu criar uma 

comissão para elaborar legislação específica sobre televisão, no sentido de preservar a 

nacionalização. Porém a associação das empresas foi viabilizada no governo militar, com 

parecer aprovado pelo presidente Castelo Branco em 1967, e assim as Organizações Globo se 

expandiu pelo país (WEBER, 2000). 

Ao se discutir o lugar de fala ocupado pelas mídias no Brasil é importante também 

discutir os conceitos de centro e periferia, dentro deste escopo crítico, para não reduzir a 

interface às diferenças advindas principalmente das disparidades econômicas, tecnológicas, 

mas procurando refletir a interação entre os veículos dentro do sistema midiático brasileiro, 

apontando as aproximações, paralelos e semelhanças entre estes seguimentos de mídia. Estas 

duas esferas interagem com públicos, nos seus respectivos ambientes, e fomentam 

significados, sendo importante avaliar o impacto deste conteúdo em questões como a política. 

Existe uma tensão permanente, determinada pelo nível de dependência econômica das 

empresas, entre os jornalismos e a política. Este fato não permite naturalizar as práticas 

coronelistas nem isentar o partidarismo implícito de conglomerados de comunicação.  

 

4. Vínculos entre os Marinhos e o Maranhão 

O corpus desta pesquisa escolheu o jornalismo impresso para tentar equacionar esta 

tensão entre o jornalismo nacional e regional envolvendo o poder político. Foram utilizados 



 

 

http://www.compolitica.org 8 

O Globo, primeiro empreendimento midiático da família Marinho, e O Estado do Maranhão, 

primeiro veículo do Sistema Mirante, de propriedade do senador José Sarney. O Globo 

circula nacionalmente e compõe a maior rede de comunicação do país, enquadrando-se no 

perfil de jornalismo nacional; o segundo é direcionado ao público maranhense, a fim de 

atender interesses privados de um grupo político local, encaixando-se como jornalismo 

regional. Ambos mantêm parcerias financeiras, o que reforçou a junção dos periódicos neste 

trabalho, conforme elucidam os tópicos abaixo:  

a) a relação comercial concreta entre as famílias Sarney e Marinho, pois José Sarney é 

proprietário do Sistema Mirante de Comunicação, composto por quatro emissoras de 

televisão, afiliadas à Rede Globo; pelo jornal diário O Estado do Maranhão; 14 emissoras de 

rádio, na capital e no interior (AM e FM) e o portal da internet “Imirante.com” – hospedado 

no portal “Globo.com”;  

b) pelo intercâmbio de informações entre os dois jornais, resultado da assinatura de 

conteúdo da Agência O Globo;  

c) O viés político da amizade de José Sarney e Roberto Marinho que perdurou muitos 

anos, acentuadamente no período que aquele ocupou a Presidência da República, (1985-

1990). Como conselheiro de Sarney, Roberto indicou nomes como o dos ministros Antônio 

Carlos Magalhães e Maílson da Nóbrega (MIGUEL, 2001).  

d) A postura do jornal O Globo, uma empresa também familiar, na cobertura 

jornalística de algumas datas políticas no país - sua postura pró-Sarney (1984), pró-Collor 

(1989), pró-Fernando Henrique Cardoso (1994 - 1998); 

e) a relação “afetiva” entre os proprietários de ambos os veículos de comunicação e a 

possível implicação na postura dos profissionais no processo de produção de notícias sobre o 

tema. Os laços afetivos foram reforçados pela ligação “imortal”, pois Marinho ocupou a 

cadeira n º 39 da Academia Brasileira de Letras, ao lado do assento de Sarney, cadeira n º 38. 

A extensão do poder de comunicação da família Sarney no Maranhão é intimamente 

relacionada ao vínculo mantido com o grupo Marinho. O selo de credibilidade impresso no 

padrão Rede Globo é utilizado no Maranhão para fins políticos, não só na televisão, mas em 

todos os outros veículos do grupo Sarney. A junção destes veículos pode permitir a 

verificação de possíveis interferências advindas da relação de Sarney com a família Marinho, 



 

 

http://www.compolitica.org 9 

nas matérias publicadas em O Globo, bem como a influência de Roseana na cobertura de O 

Estado do Maranhão, veículo do qual é proprietária. 

O envolvimento econômico dos grupos superou a relação matriz/filial do sinal Rede 

Globo, como evidenciou o programa “Viva Educação”. O projeto educacional, criado em 

2000, visava aumentar os índices educacionais pelo tele-ensino: em 18 meses o aluno da rede 

pública concluiria o ensino médio com a metodologia da teleaula. Foi utilizado um volumoso 

valor de recursos do erário maranhense para compra de “conteúdos e tecnologias” de 

instituições ligadas ao grupo empresarial da família Marinho, sem licitação. Couto (2007) 

apontou a Fundação Roberto Marinho e a Editora Globo como principais beneficiadas do 

convênio assinado com a governadora Roseana Sarney, em 2000, no valor de R$ 114 

milhões. 

Os dois jornais foram consolidados por sistemas midiáticos que interagiram com 

interesses privados e públicos para garantir êxito e crescimento. Ambos estão amparados por 

sistemas de comunicação: as Organizações Globo formam a maior rede de empresas de 

comunicação do país, chegando a estabelecer um padrão de qualidade nacional, que norteia o 

trabalho das demais emissoras e grupos de comunicação, e o Sistema Mirante, que se 

denomina como o maior grupo privado de comunicação do Maranhão. Eles fazem referência 

a um modelo de jornalismo moderno, objetivo, mesmo tendo a trajetória associadas a grupos 

políticos: O Globo ao regime militar e posteriormente aos grupos políticos dominantes na 

Presidência da República, enquanto O Estado do Maranhão manteve a mesma relação junto 

aos proprietários e políticos da família Sarney. Além da influência política, estes laços 

proporcionam vantagens econômicas para os veículos como a cota de anúncios publicitários. 

Seus proprietários possuem uma visão similar quanto ao uso dos seus veículos para 

benefícios privados/políticos. Para Lima, Roberto Marinho justificava a ação política dos 

seus veículos midiáticos institucionalizando suas intervenções como uma “missão” de 

prestação de serviço ao interesse público, conforme ilustrou a entrevista concedida por 

Marinho ao jornal The New York Times:  

Sim, eu sou o poder (da RGTV), mas eu sempre faço isso patrioticamente, tentando 

corrigir as coisas, buscando os melhores caminhos para o país e seus estados. Nós 

gostaríamos de ter poder para consertar tudo o que não funciona no Brasil. Nós 

dedicamos todo o nosso poder para isso. (RIDING, 1987 apud LIMA 2006: 83). 



 

 

http://www.compolitica.org 10 

Visão compartilhada com Sarney, conforme o depoimento abaixo: 

Nunca fui empresário de comunicação. Eu criei o jornal porque eu tinha que ter um 

instrumento político, todos os jornais do Maranhão foram fechados. Fiz um jornal 

que era o nosso veículo de expor nossas ideias. [...] começamos a fazer esse jornal, 

há 40 e poucos anos, um jornal político. (SARNEY, 2003 apud COUTO, 2007: 

124) 

Observou-se que nas duas empresas, regional ou nacional, os gestores fazem uso de 

concessões públicas para atingir fins privados, em detrimento do interesse público. Isto 

implica em consequências para o espectador, que recebe informações incompletas/ 

negligenciadas no conteúdo publicado nos veículos destes grupos midiáticos. Tais 

peculiaridades mostram que no âmbito regional as Organizações Globo mantêm contrato 

formal com um sistema político clientelista, amplamente criticado durante os escândalos 

políticos pel’O Globo e em programas jornalísticos da Rede Globo. Há uma parceira 

lucrativa entre os dois grupos de comunicação, desconhecida por parte do público do 

jornalismo nacional e regional. 

5. Escândalo político no jornalismo nacional e regional 

Uma abordagem analítica sobre o jornalismo deve levar em consideração o 

enquadramento dos veículos para um dado caso, pois eles são recursos que expõem as 

estratégias adotadas ao optarem por determinado recorte em detrimento de outros, já que estão 

inseridos nas rotinas produtivas dos profissionais. Enquadramentos são entendidos como 

marcos interpretativos, construídos socialmente, que permitem às pessoas dar sentido aos 

eventos e às situações sociais (PORTO, 2004:78).      

 O objeto deste trabalho é composto pela análise comparada do enquadramento 

recebido em duas coberturas sobre escândalos políticos envolvendo a família Sarney. Serão 

avaliadas as manchetes publicadas nas capas d’O Globo e d’O Estado do Maranhão, por 

expor de forma objetiva as posturas dos veículos estudados. Serão analisadas, sinteticamente, 

as manchetes sobre o Caso Lunus nas capas dos dias 02 de março a 14 de abril de 2002, 

assim como as capas sobre os Atos Secretos do Senado entre os dias 15 a 30 de junho de 

2009.  



 

 

http://www.compolitica.org 11 

O Caso Lunus envolveu Roseana Sarney, a primeira governadora do país, na pré-

campanha presidencial de 2002. A Lunus Serviços e Participações Ltda tinha Roseana como 

acionista majoritária (82,50%), em sociedade com seu marido e Secretário de Planejamento 

do Estado, Jorge Murad (17,27%) e Severino Cabral (0,23%). A corrida da pefelista rumo à 

presidência avançou por todo o país com velocidade até o dia 1º de março de 2002, quando a 

Polícia Federal efetivou uma operação de busca e apreensão na sede da empresa, encontrando 

documentos que a relacionavam com desvio de verba pública e R$ 1,34 milhão em dinheiro. 

O episódio chegou ao seu clímax no dia 13 de abril de 2002, quando a governadora retirou-se 

oficialmente da corrida presidencial. O caso foi arquivado, por falta de provas em 1º de 

agosto de 2003, pelo ministro do STF e relator do caso Gilmar Mendes.   

 Os Atos Secretos foram resultado de uma crise ética vivenciada no Senado, em 2009, 

no início da gestão de José Sarney. Insatisfeitos com o resultado do pleito, alguns políticos 

começaram a relatar o modus operandi da Casa anonimamente para a mídia. O auge da crise 

se deu com a denúncia do jornal O Estado de São Paulo sobre os “Atos Secretos”, na edição 

de 10/06/2009. A “caixa preta” da Casa era composta por cerca de 300 atos administrativos 

secretos usados para criar cargos, aumentar salários e nomear parentes nos últimos dez anos. 

Por meio deste sistema, Sarney nomeuou parentes que foram descobertos na folha do Senado. 

Todas estas denúncias somadas a descoberta de mais de 350 atos corroboravam um coro que 

pedia a renúncia de Sarney. A polêmica mobilizou o Congresso Nacional e a sociedade civil, 

por meio da mídia, entretando o senador recorreu ao presidente Lula alegando não ter culpa 

da crise, exigindo apoio da base governista. Sarney continuou na presidência da Casa, sendo 

um dos principais apoiadores do presidente nas eleições de 2010.    

Observou-se a predominância de enquadramentos negativos nas manchetes de O 

Globo sobre o Caso Lunus, seguidos de três manchetes positivas e uma neutra, ver tabela 1.O 

oposto é observado no jornal O Estado do Maranhão, no qual onze matérias foram positivas e 

apenas uma negativa, na cobertura do escândalo político de Roseana.  

Tabela 1: Quadro comparativo das manchetes analisadas sobre o Caso Lunus 

Data Título O Globo O Estado do Maranhão 

02/03/2002 1 PF Investiga Marido de Roseana e 

PFL ameaça deixar governo 

“Não vão me intimidar”  

 

03/03/2002 2 Ministro defende atuação da PF no Roseana afirma que ação foi 



 

 

http://www.compolitica.org 12 

caso de Murad uma violência política  

04/03/2002 3 Sarney Filho sai e agrava crise do PFL 

com o governo 

Murad repudia invasão e exige 

que tudo seja apurado às claras  

05/03/2002 4 PFL faz tempestade em copo d´água, 

diz FH 

Roseana diz que invasão foi ato 

de discriminação  

06/03/2002 5 Roseana deixa candidatura se PFL não 

romper com FH 

Roseana recebe apoio do PFL 

no Congresso 

07/03/2002 6 PFL pode deixar o governo hoje após 

38 anos no poder 

PFL sai do governo e diz que 

Roseana é candidata  

08/03/2002 

(...) 

7 PFL abandona governo mas mantém 

cargos  e apoio a FH 

PFL confirma rompimento e 

lança Roseana  

12/03/2002 

 

8 Laranjas em projetos aprovados por 

Roseana 

Bornhausen quer definir 

estratégia 

13/03/2002 9 Marido de Roseana assume crime para 

explicar dinheiro 

“Agi por determinação 

própria” 

14/03/2002 

(...) 

10 PFL marca prazo para desistir de 

Roseana 

PFL mantém apoio a Roseana e 

quer ação da PF investigada 

28/03/2002 

(...) 

11 PM invade centro da PF no Maranhão  - 

12/04/2002 12 PFL já dá como certa a renúncia de 

Roseana 

- 

13/04/2002 13 - PFL decide manter apoio à 

candidatura de Roseana  

14/04/2002 14 Abandonada pelo PFL, Roseana 

Sarney renúncia  

Roseana vai disputar mandato 

no congresso pelo Maranhão  
FONTE: Acervo da Biblioteca Nacional (RJ) e da Biblioteca Pública Benedito Leite (MA). 

Enquanto o jornal da família Marinho manteve-se no lugar de um “jornal 

empresarial”, disponibilizando os “fatos” e as provas responsabilizando Roseana 

aparentemente “sem interesses”, o contrário se deu no jornal da governadora. Termos como 

“armação” e “violência” referiam-se a operação enquanto “apoio” e “honestidade” eram 

vinculados a Roseana nos textos de seu jornal para os leitores maranhenses. Percebe-se a 

ausência de denúncias publicadas n’O Globo no jornal dos Sarney como mostram os títulos 8 

e 11. O Estado do Maranhão redimensionou matérias dadas nacionalmente para favorecer a 

imagem de Roseana, presente principalmente nos títulos 5, 6, 7, 12 e 13.    

 O jornal regional chegou a anunciar inverdades como o lançamento da candidatura de 

Roseana, que nunca ocorreu, ver títulos 7 e 13, ambientando um clima político diferente do 

veiculado nacionalmente. Quando o tema das manchetes coincidiu, observou-se um 

enquadramento diferente nos dois veículos, conforme título 9. O dinheiro apreendido na 

Lunus exemplifica claramente o uso da notícia nos jornais: O Globo ilustrou imagens e falou 



 

 

http://www.compolitica.org 13 

da quantia apreendida, dados neutralizados na cobertura d’O Estado do Maranhão. Manchetes 

e títulos da cobertura eram feitos com aspas, declarações diretas de Roseana e do marido, 

servindo tanto para posicionamento de discurso no caso como fonte de consulta para 

jornalistas da grande imprensa. Havia incongruência nas próprias matérias d’O Estado, como 

demonstram as manchetes 13 e 14 respectivamente. A saída de Roseana teve abordagens 

contrárias nos dois jornais. O Globo noticiou a desistência do PFL da candidatura, usando 

termos como “abandono” e “renúncia”, já O Estado do Maranhão noticiou a desistência 

informando que sua proprietária disputaria um mandato no Congresso, anulando a ideia de 

derrota, com enquadramento positivo. 

O Globo deu visibilidade ao caso e, paralelamente, difundiu conteúdos positivos sobre 

José Serra e o PSDB, por meio de textos encaixados nos moldes da produção social da 

notícia, obedecendo ao perfil editorial da empresa. Assim como a família Sarney utilizou O 

Estado do Maranhão para fins privados, a família Marinho utilizou O Globo para delinear sua 

tendência partidária na campanha de 2002. 

Os Atos Secretos do Senado foram temas frequentes nas manchetes de O Globo em 

junho de 2009, ver tabela 2. Sarney foi o nome mais citado, direta (quatro capas) e 

indiretamente (oito capas), nesta fase cobertura. Predominaram as matérias de 

enquadramento negativo, seguidas por quatro matérias positivas – não houve nenhum texto 

neutro. Em resposta ao pacto de leitura mantido com seus leitores, O Globo não foi conivente 

a distribuição de cargos no Senado. 

Tabela 2: Quadro comparativo das manchetes analisadas sobre os Atos Secretos 

Data Título O Globo O Estado do Maranhão 

15/06/2009 1 Senado pode ter de anular atos 

secretos 

JV Lideral é campeão (futebol) 

17/06/2009 2 “Eu?” Sarney diz que a culpa não 

é dele, nem anula atos. Mas 

promete mudanças 

“Faremos do Senado uma casa 

respeitável”  

18/06/2009 3 Lula defende Sarney e faz crítica 

ao denuncismo 

Refinarias poderão ter sócios 

japoneses 

19/06/2009 4 Comissões especiais do Senado 

viram uma indústria de 

gratificações 

Meningite: aumenta o alerta 

20/06/2009 5  Mordomo de Roseana é pago 

pelo Senado  

Sarney adota medidas para gestão 

do Senado 

22/06/2009 6 Senado pagou até reforma de Brasil despacha a Itália 



 

 

http://www.compolitica.org 14 

cozinha com atos secretos 

23/06/2009 7 Senadores denunciam chantagem 

de ex-diretor 

Gripe Suína: confirmado o 

primeiro caso em São Luís 

24/06/2009 8 Senado demite diretores e anula 

só um ato secreto 

Sarney demite 2 diretores e inicia 

mudanças no Senado 

25/06/2009 9 Senado tenta descobrir quem 

movimentava contas secretas 

Governo Federal libera mais R$ 

65 milhões para o Itaqui 

26/06/2009 10 Denúncia sobre neto aumenta 

pressão pela saída de Sarney 

Mundo perde Michael Jackson 

29/06/2009 11 Senado afastará mais 4 para tentar 

conter crise 

Brasil Tricampeão 

30/06/2009 12 Lula pede ao PT mais empenho 

por Sarney 

Sarney esclarece que atuação da 

Sarcris foi anterior à sua gestão 
FONTE: Acervo da Biblioteca Nacional (RJ) e da Biblioteca Pública Benedito Leite (MA). 

Regionalmente, o veículo de Sarney teve mais possibilidades de silenciar a crise 

vivida no centro político, e quando possível, tentou amenizá-la. Da amostra coletada, apenas 

quatro matérias citaram o caso, todas tiveram enquadramento positivo.  Enquanto O Globo 

tratou o tema cotidianamente, com destaque nas capas, O Estado do Maranhão buscou 

notícias ora do circuito nacional (a morte de Michael Jackson e as vitórias da seleção 

brasileira na Copa das Confederações), ora do âmbito regional, títulos 1, 3, 4 e 7, como 

alternativa à crise política de seu proprietário. Quando se dirigiu à crise no Senado, O Estado 

do Maranhão se contradisse com o conteúdo apresentado nacionalmente, a exemplo da 

manchete 2 que repercutiu o discurso de Sarney no Senado, no dia anterior. As matérias 

veiculadas regionalmente colocavam seu proprietário como exemplo de ética. O parentesco 

entre os membros da família Sarney (Roseana e netos de Sarney) foram explicitados em 

manchetes, este aspecto foi negligenciado n’O Estado do Maranhão.  

 

6. Considerações finais 
 

O Caso Lunus, foi um dos primeiros escândalos políticos de relevância nacional no 

início do século XXI e os Atos Secretos do Senado foram um dos escândalos mais marcantes 

de 2009, e ao analisar a cobertura recebida nos dois jornais, dentro deste intervalo de sete 

anos, percebe-se a pertinência da política dos escândalos, segundo a qual se fomenta um ciclo 

de escândalos na cena política, com o uso dirigido destas contravenções para fins específicos 

(WAISBORD, 1995). Por ser o local onde estes acontecimentos se concretizam, a imprensa 

http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2009/06/30/pagina156230.asp
http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2009/06/30/pagina156230.asp


 

 

http://www.compolitica.org 15 

assumiu um papel de destaque neste processo, determinando uma tensão entre a mídia e os 

interesses públicos/privados.  

A comparação das manchetes das duas coberturas apontou que existiu defesa de 

interesses nos dois veículos analisados, esta foi realizada de forma mais direta em O Estado 

do Maranhão, que optou por um percurso explícito de valorização de seus proprietários, 

enquanto O Globo utilizou diversos recursos, inclusive a ideia de pluralidade de falas das 

fontes, para sobrepor a voz de alguns atores (principalmente o PSDB) em relação aos outros 

envolvidos nos escândalos. Entretanto a verdade defendida nas páginas de O Globo não é a 

mesma que rege a ética em toda a Organização Globo, pois esta mantém localmente parceria 

com um sistema oligárquico enquanto nacionalmente, por meio de seus veículos, recrimina 

tal prática política. Ao aceitar que a televisão do senador José Sarney seja uma repetidora da 

TV Globo; ao hospedar o portal do Sistema Mirante no Globo.com; ao fazer parcerias 

lucrativas com o governo maranhense, o conglomerado se beneficia financeiramente e agrega 

status ao sistema local, que se diferencia dos demais pela sua relação com a grande mídia.  

O recorte desta pesquisa possibilitou corroborar o papel político que a mídia 

desempenha no jogo de poder. Enquanto a mídia nacional publicizava as denúncias, e com 

isso influenciava não só a opinião pública, mas incitava um posicionamento dos políticos 

diante dos fatos, visto que este seria reverberado nos veículos massivos, o jornalismo regional 

reproduzia uma defesa partidária de seus proprietários. No jornal maranhense Sarney foi 

noticiado como queria, n’O Globo foi tratado de acordo com a gravidade do caso. Concluí-se 

que o jornalismo, seja nacional ou local, está permeado por interesses que influenciam o teor 

das informações transformadas em notícias.  

Miguel (2010) reconhece que a mídia se tornou um fator central da vida política 

contemporânea e aponta que os meios de comunicação ampliam o acesso aos agentes 

políticos, que ficam expostos, de forma mais permanente, aos olhos do grande público. 

Contudo há outras particularidades desta relação que subterraneamente influenciam os 

conteúdos publicados na imprensa seja nacional ou regional. São estes laços entre políticos, 

empresários de mídia e entidades públicas que devem ser analisados com mais frequência par 

impedir “enquadramentos distorcidos”. A persistência de formas antidemocráticas de 

comunicação está relacionada à conivência política, econômica do controle da informação no 

jogo político. A influência de proprietários de mídia como o senador José Sarney na 



 

 

http://www.compolitica.org 16 

conjuntura política nacional reforçam a necessidade de questionar a vigência destes modos 

ultrapassados, bem como da manipulação da comunicação em detrimento do direito 

constitucional à informação. A parceria entre estes sistemas e a grande mídia estimula a 

perenidade da lucrativa relação entre o público e o privado, nas esferas regionais e nacionais 

de poder. Há vários jornalismos praticados no mesmo território que precisam sintonizar 

valores como ética e responsabilidade para contribuir com a transformação social. 

Cada escândalo tem suas consequências, no Caso Lunus houve uma resposta mais 

incisiva para a denúncia de corrupção praticada pela família Sarney, ou seja, a saída de 

Roseana da campanha presidencial de 2002. Nos Atos Secretos do Senado esta resposta não 

pôde ser verificada, apesar das campanhas virtuais em redes sociais como o Twitter, 

Facebook, em blogs e sites na internet brasileira, da constante crítica de jornais e de veículos 

de radiodifusão em várias partes do país. A reeleição de José Sarney a presidência do Senado, 

em 2011, após uma longa crise de imagem institucional dimensiona a complexidade destas 

relações entre mídia e política no Brasil. Sua figura é pontual para buscar compreender as 

relações de centro e margem, pois ele sustenta o trânsito de poder nacional por meio de uma 

conjuntura regional, embasada em relações clientelistas, sobretudo midiáticas.  

Referências 

ALBUQUERQUE, A. Aconteceu num carnaval: algumas observações sobre o mito de origem do jornalismo 

brasileiro moderno. Artigo apresentado ao 6º Encontro de História da Mídia da Rede Alfredo de Carvalho. 

Niterói, 2008.                                 

COUTO, C. A. A. de M. Estado, Mídia e Oligarquia: poder público e meios de comunicação como suporte de 

um projeto político para o Maranhão. – Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 2007.                                  

HERTZ, D. A história secreta da Rede Globo. Porto Alegre: Tchê, 1991.                         

LIMA, V A de. Mídia Crise Política e poder no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu de Abramo, 2006.   

MIGUEL, L F. Meios de Comunicação de Massa e Política no Brasil. Diálogos Latinoamericanos, n. 03. 

Universidade de Aarhus.  2001.                              

____. BIROLI, F. “Comunicação e política: um campo de estudos e seus desdobramentos no Brasil”. In: 

MIGUEL, L F. BIROLI, F. (Orgs.). Mídia, representação e democracia. São Paulo: HUCITEC, 2010.   

PORTO, M. “Enquadramentos da mídia e política”. In: RUBIM, A A C. Comunicação e política: conceitos e 

abordagens. Salvador: Edufba, 2004.                                                                         

SANTOS, S dos e CAPPARELLI, S. “Coronelismo, Radiodifusão e Voto: a nova face de um velho conceito” in 

Valério. C. Brittos e César. R. S. Bolaño (orgs.), Rede Globo – 40 anos de poder e hegemonia; São Paulo: 

Paulus, 2005.                        

THOMPSON, John. B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Petrópolis: Vozes, 2002.              

WEBER, M H. Comunicação e espetáculos da política. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 2000.                                                                                                                                    

WAISBORD, S. When watchdogs bark: press and political accountability in South American democracies.  

REUNIÃO ANUAL DA AMERICAN POLITICAL ASSOCIATION. Anais... Chicago, 1995. 


