
 

 
Curitiba – PR 

De 8 a 10 de maio 
2013 

 

 
  

 

EDUARDO NUNOMURA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O JULGAMENTO MIDIÁTICO DO MENSALÃO NAS PÁGINAS DA FOLHA E VEJA 

 

 

Artigo apresentado ao Grupo de Trabalho de 

Jornalismo político no V Congresso da 

Compolítica, realizado em Curitiba/PR, entre os 

dias 8 e 10 de maio de 2013.  

 

 

 

 

ISSN 2236-6490 

 

 

 

 

 

MAIO 2013 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 1 

 

 

O julgamento midiático do mensalão nas páginas da Folha e Veja
1
 

Eduardo NUNOMURA
2
 

Resumo 

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica sobre a cobertura do 

jornal Folha de S.Paulo e da revista Veja do julgamento do mensalão, ocorrido no 

segundo semestre de 2012. Ele abrange a relação entre imprensa e política, a partir da 

perspectiva da teoria social do escândalo político de J.B. Thompson, que mostra não só a 

importância dos meios de comunicação de massa, como também a sua influência crescente 

no processo político. A classificação do material discursivo das duas publicações foi 

feita a partir de análises quantitativa (seleção, agendamento e enquadramento das 

notícias) e qualitativa (método dos “pacotes interpretativos” de Gamson e Modigliani). 

Trata-se de uma etapa complementar à minha dissertação de Mestrado, defendida em 

dezembro de 2012, que empregou a mesma metodologia em estudo comparado entre a crise 

do mensalão (2005) e o caso do grampo do BNDES e dossiê Caymann (1998-99). Este 

trabalho se permitirá comparações com algumas conclusões já apresentadas pelo projeto de 

pesquisa. Os dados indicam que a cobertura do julgamento do mensalão pelos dois veículos 

adotou um tom ainda mais negativo do que nos escândalos anteriores, as sentenças foram 

consideradas um reconhecimento do trabalho da imprensa durante a crise de 2005 e que 

Veja apresentou novas denúncias na tentativa de envolver o ex-presidente Lula dentro do 

contexto de condenações que o Judiciário foi proclamando ao longo de 53 sessões. 

Palavras-chave: análise quantitativa, análise qualitativa, comunicação política, 

mensalão, imprensa. 

Introdução 

As 53 sessões do julgamento do mensalão duraram quatro meses e meio e 

tiveram amplo destaque no noticiário da imprensa em praticamente todo o segundo 

semestre de 2012. Em 14 de outubro, a ombusdman do jornal Folha de S.Paulo, Suzana 

Singer, escreveu a coluna “Endurecer sim, mas sem perder a razão”, na qual ela expôs 

sua contrariedade à capa com a condenação do petista José Dirceu no Supremo Tribunal 

                                                             
1 Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Jornalismo Político do V Encontro da Compolítica, na  
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 8 a 10 de maio de 2013. 
2 Mestre em Ciências das Comunicações da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de 
São Paulo. Bacharel em Jornalismo pela ECA e em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática 
e Estatística (IME), ambas da USP. São Paulo-SP Brasil. Jornalista, foi repórter especial do jornal O Estado 
de S. Paulo, repórter e editor da revista Veja e redator da Agência Folha, e-mail: nunomura@gmail.com. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 2 

 

Federal (STF), publicada quatro dias antes. Em suas palavras: “Lembrava jornal 

sensacionalista no dia seguinte à prisão de um assassino conhecido.” Sua crítica ia mais 

além. A Folha tinha aumentado, extraordinariamente, o corpo habitual da letra de 80 

para 174 da manchete. Em vez de usar um título, optou por uma só palavra, 

“CULPADOS”, e não “condenados”, o que seria correto e não carregaria um juízo 

moral. E explicitou que o veículo “derrapava” ao “resumir o escândalo do mensalão às 

figuras de Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e Marcos Valério”, deixando de tratá-

lo como uma “mácula histórica no governo Lula”. 

Revelado pela imprensa, em junho de 2005, o escândalo
3
 do mensalão ficou 

conhecido como um complexo esquema de corrupção que envolveu partidos e líderes da 

base aliada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Pelas denúncias que foram 

ganhando forma e sentido ao longo da cobertura noticiosa, empresas do publicitário 

Marcos Valério teriam recebido 135,9 milhões de reais para pagamento de políticos de 

cinco partidos (PT, PMDB, PP, PL e PTB), recursos usados, de acordo com a alegação 

dos envolvidos, para quitar dívidas do PT e financiar ilegalmente campanhas eleitorais. 

Mas para a Procuradoria-Geral da República (PGR) o mensalão foi um esquema 

clandestino de financiamento político organizado pelo PT para garantir apoio a Lula no 

Congresso em 2003 e 2004. Foram denunciadas 38 pessoas. Em outubro de 2012, o STF 

condenou pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha líderes do PT, como 

José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil) e Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT), e José 

Genoíno (ex-presidente do PT) apenas pelo de corrupção ativa. 

J. B. Thompson, ao desenvolver sua teoria social do escândalo, procura 

desvendar a relação que se dá entre escândalo e mídia, lembrando que desde tempos 

remotos esse tipo de notícia “vende”. Os chamados escândalos político-midiáticos 

                                                             
3 Poucos, porém reconhecidos, jornalistas vieram a público contestar a condução da Ação Penal 470. 
Paulo Moreira Leite, então da revista Época, afirmou que “em sete anos de investigações, o mensalão 
transformou-se no discurso de um lado só” (LEITE, 2013, p. 341).  Raimundo Rodrigues Pereira, da 
revista Retrato do Brasil, defende que o mensalão é “uma criatura fictícia, batizada com esse nome pelo 
deputado Roberto Jefferson em junho de 2005 e animada finalmente pelo STF com sua sentença no 
julgamento da AP 470 no final do ano passado” (PEREIRA, 2013, p. 26). Jânio de Freitas, da Folha, 
afirmou que “entre a insinuação mal disfarçada e a condenação explícita, a massa de reportagens e 
comentários lançados agora, sobre o mensalão, contém uma evidência condenatória que equivale à 
dispensa dos magistrados e das leis a que devem servir os seus saberes” (Ver Folha, 31/7/2012, “O 
julgamento na imprensa”) 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 3 

 

(EPMs), segundo o autor, representam “lutas pelo poder simbólico em que a reputação e 

a confiança estão em jogo” (THOMPSON, 2002, p. 299) e muitos deles estão ligados à 

infração de regras e procedimentos para o exercício do poder político ou a formas de 

corrupção e conflitos de interesse incompatíveis com o exercício de cargos públicos. 

LIMA (2006, p. 13) entende, assim, que o EPM envolve a revelação, a partir da 

imprensa, de atividades que podem abalar a reputação de políticos, mas que o controle e 

a dinâmica de todo o processo, até seu desenlace final, deslocam-se dos atores 

inicialmente envolvidos para os jornalistas e a mídia. E é por isso que ele considera que 

o caso mensalão é perfeitamente possível de ser enquadrado como tal porque a crise 

política “não existiria se não fosse na e pela mídia”. 

Thompson explica que um escândalo midiático possui uma estrutura sequencial 

composta de quatro etapas, uma seguida da outra. Tudo começa com a (1ª etapa) 

divulgação pública do episódio, (2ª) passa por uma fase em que os protagonistas vão 

procurar “cortar o fluxo de informação” ao mesmo tempo em que jornalistas não param 

de buscar “novas conexões”, (3ª) atinge-se o clímax, que pode ser representado por 

“uma confissão de culpa, uma renúncia, uma demissão e/ou à instauração de um 

processo criminal, mas pode também resultar no desaparecimento das acusações” e, por 

fim, (4ª) o momento em que jornalistas, políticos e outros envolvidos se engajam “em 

uma reflexão sobre os acontecimentos e as implicações” ou “pelo estabelecimento de 

uma comissão de investigação que poderá ter a tarefa de levar a efeito uma revisão 

completa e ampla das circunstâncias que subjazem ao escândalo” (THOMPSON, 2002, 

p. 104-106). A Ação Penal (AP) 470 pode ser vista como essa última etapa. 

Antes mesmo de o julgamento do mensalão começar, a imprensa publicou duas 

reportagens a cada minuto
4
 entre 2 e 13 de agosto de 2012. Nos meses seguintes, portais 

online e emissoras como a Globo News e a TV Justiça transmitiram ao vivo as sessões 

do STF. O assunto também tomou conta das redes sociais nesse período, reverberando a 

cobertura jornalística ostensiva. Advogados que defendiam os acusados chegaram a 

                                                             
4 Ver Portal Comuniquese, “Desde o início do julgamento, imprensa publica mais de 38 mil matérias 
sobre o Mensalão”, 13/8/2012. Disponível em: http://portal.comunique-
se.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=69455:desde-o-inicio-do-julgamento-
imprensa-publica-mais-de-38-mil-materias-sobre-o-mensalao&catid=17:destaque-home&Itemid=20; 
Acesso em: 19/4/2013.  

http://portal.comunique-se.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=69455:desde-o-inicio-do-julgamento-imprensa-publica-mais-de-38-mil-materias-sobre-o-mensalao&catid=17:destaque-home&Itemid=20
http://portal.comunique-se.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=69455:desde-o-inicio-do-julgamento-imprensa-publica-mais-de-38-mil-materias-sobre-o-mensalao&catid=17:destaque-home&Itemid=20
http://portal.comunique-se.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=69455:desde-o-inicio-do-julgamento-imprensa-publica-mais-de-38-mil-materias-sobre-o-mensalao&catid=17:destaque-home&Itemid=20


 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 4 

 

dizer que houve antecipadamente “uma condenação pública promovida pelo tribunal 

midiático”
5
. Mas a imprensa não estava sendo julgada. 

Este artigo procura jogar luzes sobre o julgamento do mensalão do ponto de 

vista da comunicação política. Qual foi o padrão da cobertura noticiosa? A imprensa 

conseguiu traduzir para o leitor o desfecho da crise política como sendo uma “mácula 

histórica no governo Lula”, tal como defendeu a ombudsman da Folha? Houve uma 

mudança substantiva dessa cobertura na comparação com a da crise política de 2005? E 

em relação a um outro EPM do governo de Fernando Henrique Cardoso? 

A investigação empírica sobre a cobertura da Folha de S.Paulo e de Veja, 

somada a uma comparação com episódios anteriores realizada em outro projeto de 

pesquisa, evidencia que os dois veículos adotaram um tom ainda mais negativo, que as 

condenações foram consideradas um reconhecimento do trabalho da imprensa durante a 

crise política de 2005 e que era imperioso envolver a figura do ex-presidente Lula 

dentro do contexto de sentenças dadas contra líderes do PT. Antes de apresentar os 

dados, é preciso discorrer, brevemente, sobre o “escândalo do mensalão” e uma sucinta 

caracterização dos veículos de comunicação analisados. Na sequência, são apresentados 

as teorias do jornalismo e o método de investigação. Na penúltima seção, são revelados 

os resultados quantitativos e qualitativos. Por último, algumas reflexões sobre o estudo. 

Sistema de mídia 

O caso do mensalão começou a emergir a partir da publicação de uma 

reportagem de capa da revista Veja, “O homem-chave do PTB”, de 18 de maio de 2005. 

Trata-se da primeira revelação de um vídeo no qual o diretor dos Correios Maurício 

Marinho, indicado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), é flagrado recebendo de 

dois empresários 3 mil reais a título de adiantamento de propina. Mas a crise só ganhou 

ares de um escândalo em 6 de junho, quando o jornal Folha de S.Paulo publica uma 

entrevista da jornalista Renata Lo Prete com Roberto Jefferson, líder do PTB, que 

denuncia a existência do “mensalão”. É quando o surge o referido neologismo. O 

                                                             
5 Ver site Carta Maior, “Mensalão: Advogados escancaram incongruências da acusação”, 8/8/2012. 
Disponível em: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20686; 
Acesso em: 19/4/2013. 

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20686


 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 5 

 

bombardeio nos meses seguintes foi tão intenso que alguns formadores de opinião e 

veículos de comunicação, e abertamente a revista Veja
6
, davam como certa a derrota do 

então presidente Lula ainda no primeiro turno das eleições de 2006. 

São poucas as ocasiões em que um tema acaba por monopolizar o noticiário num 

período de tempo tão extenso como foi com o mensalão. O quadro abaixo ilustra como 

Folha e Veja nunca mais deixariam de destacar essa pauta em suas páginas de política: 

   2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012   

Folha 1.761 1.332 674 361 409 318 289 2.033 Páginas 

Veja 194 108 132 91 71 434 86 307 Citações 

 

As 2.033 páginas da Folha em 2012 nas quais houve uma ou mais citações da 

palavra “mensalão” dão uma ideia da força da tematização do escândalo. É como se o 

leitor recebesse durante 40 dias seguidos edições do jornal em que o neologismo que 

marcou o governo Lula fosse citado em todas as páginas. Em 2010, ano de disputa 

eleitoral para a Presidência da República, a revista Veja voltou à carga com esse tema, 

citando a palavra mais que o dobro de vezes em relação ao ano em que o neologismo 

surgiu no noticiário. Parece claro dizer que a imprensa fez do mensalão um de seus 

agendamentos mais evidentes nos últimos oito anos. 

Além de os dois veículos terem participado da cobertura do escândalo desde o 

princípio, eles representam, cada qual em seu meio (jornal e revista), os líderes em 

vendas, com grande influência sobre a opinião pública. Em 2012, a Folha de S. Paulo 

era o jornal de circulação nacional mais vendido do país. De acordo com a Associação 

Nacional de Jornais (ANJ), sua circulação diária foi de 297.650 exemplares
7
. Em 1984, 

o jornal dá início ao Projeto Folha, cujos dois pilares centrais, o pluralismo e o 

apartidarismo, fizeram o veículo se distanciar de outros veículos de comunicação e ser 

duramente criticado. Mas, segundo Carlos Eduardo Lins e Silva (1988, apud 

                                                             
6 Veja, 21/12/2005, p. 55: “Além de mostrar a desidratação do presidente em seu penúltimo ano de 
mandato, os estudos [pesquisas de opinião] embutem outra conclusão, igualmente devastadora para 
Lula: a se confirmar a paisagem que se desenha no horizonte, os tucanos têm chances reais de liquidar a 
fatura já no primeiro turno das eleições de 2006”; e p. 57: “Esse humor mostra que milhões de 
brasileiros andam de cara amarrada com Lula. Mostra também que a disputa eleitoral de verdade se 
dará entre Serra e Alckmin no PSDB”. 
7 Dados disponíveis em http://www.anj.org.br/a-industria-jornalistica/jornais-no-brasil/maiores-jornais-
do-brasil. Acesso em: 19/4/2013. 

http://www.anj.org.br/a-industria-jornalistica/jornais-no-brasil/maiores-jornais-do-brasil
http://www.anj.org.br/a-industria-jornalistica/jornais-no-brasil/maiores-jornais-do-brasil


 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 6 

 

PILAGALLO, 2012, p. 244), “os pressupostos básicos do Projeto Folha foram 

incorporados pela imprensa brasileira, para o bem ou para o mal”. 

Já a consolidação de Veja como a principal revista do país só veio a ocorrer nos 

anos 1980, quando o veículo passou a participar ativamente de episódios relevantes da 

política recente brasileira. Foi, assim, “o veículo paulista que talvez mais tenha 

favorecido a candidatura de Collor” (PILAGALLO, Ibid., p. 255), para, em seguida, 

publicar a entrevista com o irmão do presidente Pedro Collor, que teve “o efeito de uma 

bomba” (PILAGALLO, Ibid., p. 266), saudou a candidatura de Fernando Henrique 

Cardoso à Presidência da República (Ibid., p. 279), fez uma cobertura desequilibrada 

nas eleições de 2006, só com abordagens negativas ao presidente Lula (Ibid., p. 305) e, 

em 2010, com O Estado de S. Paulo, foram os “veículos que mais se entregaram à 

campanha contra Dilma Rousseff” (PILAGALLO, Ibid., p. 307). A historiadora Carla 

Luciana Silva defende que “a revista agiu muitas vezes nesses debates da grande 

política como partido, organizando e encaminhando a hegemonia capitalista” (SILVA, 

2009, p. 24), podendo situá-la no campo da imprensa liberal. 

Nesse sentido, parece-nos necessário aqui contrapor e corroborar com a 

concepção anterior de André Singer de que existe no Brasil um sistema de mídia agindo 

como se fosse um sistema partidário, mas independente dele, com nuances e matisses 

ideológicas próprias. “Não há nenhuma dúvida de que a imprensa brasileira conseguiu 

se constituir como poder. Em outras palavras, como aquele obstáculo que, segundo 

Montesquieu, tem capacidade de limitar outro poder” (SINGER, 2000, p. 62). Procurar 

desvendar o comportamento de Veja e da Folha depois da ascensão de Lula ao poder 

nos ajuda a compreender o papel da imprensa, já que os dois veículos são parte 

integrante e de relevo dentro desse sistema de mídia. 

Com o pano de fundo das coberturas eleitorais presidenciais da imprensa de 

1989 a 2002, AZEVEDO (2006) afirmou que poderia estar ocorrendo no país a 

cristalização de um pluralismo partidário, cenário que forçaria o surgimento de um 

jornalismo político e/ou partidário expressivo que desse conta de oferecer ao leitor 

perspectivas competitivas e mais balanceadas em relação aos atores do campo político. 

Paralelamente ocorreria, no sistema de mídia brasileiro, uma consolidação de um 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 7 

 

jornalismo de informação em detrimento do jornalismo de opinião, num ambiente de 

maior concorrência no campo das Comunicações. Mas há um longo percurso para se 

chegar nesse patamar, já que os jornais ainda teriam força o bastante para ditar sua 

agenda para o restante da sociedade. 

Em produção mais recente, AZEVEDO (2009) argumentou que existe uma 

tendência natural de conservadorismo da grande imprensa – em oposição à origem 

socialista do PT –, mas que alinhamentos dela com outros partidos podem ocorrer em 

conjunturas específicas (como com Collor em 1989). Apesar de concluir que a grande 

imprensa é, de fato, conservadora, o autor desautoriza interpretações mais apressadas 

sobre um suposto complô midiático que teria como inimigos declarados o PT ou Lula: 

Independente de eventual militância antipetista de um ou outro 

veículo da grande imprensa, havia uma forte tensão entre valores 

ideológicos constitutivamente antagônicos entre o conjunto da grande 

imprensa (adepta, em variados graus e convicções, da economia de 

mercado e da democracia representativa) e o PT (socialista e 

abrigando internamente grupos críticos da democracia representativa). 

Este campo tensionado só sofreu mudanças no momento em que o PT 

se deslocou para o centro-político e se transformou num partido da 

‘ordem’. (AZEVEDO, 2009, p. 63) 

Na visão do autor, órgãos de mídia e PT voltam a se afastar em 2006, já como 

consequência do escândalo do mensalão, no qual a sigla perde sua aura de partido ético 

e, por tabela, “o reconhecimento positivo por parte da grande imprensa”. E isso seria o 

bastante para explicar o novo descolamento. “Mas, agora, na grande imprensa, a visão 

negativa da primeira fase, de um partido ‘radical’ com um programa político e 

econômico ‘irresponsável’, é substituída pela imagem de um partido eticamente frágil e 

com práticas políticas corruptas.” (AZEVEDO, Ibid., p. 55). 

Método e teorias do jornalismo 

O esforço investigativo a que se propõe este trabalho baseia-se na análise da 

seleção, agendamento e enquadramento das notícias políticas publicadas no jornal 

Folha de S.Paulo e na revista Veja. O corpus da pesquisa foi constituído da seguinte 

forma. Foram analisadas todas as 22 edições de Veja entre 31 de julho e 31 de 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 8 

 

dezembro. Sempre que houvesse uma menção a um tema político
8
 na capa, seja como 

tema principal ou por meio de chamadas menores, essa edição forneceria as entradas do 

corpus. A classificação ocorreu sobre o material discursivo da capa e os respectivos 

textos (reportagens, boxes, editoriais, infografias etc) das páginas internas da revista. 

Para a Folha, optou-se por fazer essa mesma classificação, porém tomando 

como referência a análise de três em três dias, de forma a obter uma amostra 

representativa do discurso do jornal. Essa escolha, embora possa transmitir um sinal de 

arbitrariedade, evitou que se analisassem sempre os mesmos dias da semana (só 

segundas ou terças-feiras e assim por diante) e permitiu flagrar os ecos das notícias 

relevantes que porventura tivessem sido publicadas em datas que ficaram de fora dessa 

grade. Para evitar perdas significativas, foram incluídas 6 edições (condenação dos 

primeiros réus e/ou de personagens como Roberto Jefferson e José Dirceu, presidente 

do STF querendo incluir Lula na investigação e conclusão do julgamento) por 

apresentarem fatos de grande destaque. Chegou-se a um total de 59 edições da Folha.  

Para proceder a classificação do corpus em referência ao processo de seleção, 

optou-se por utilizar a lista de 12 fatores identificados por GALTUNG & RUGE. A 

concepção central é a de que um acontecimento acaba por ser selecionado sempre que 

mais fatores satisfaçam a alguns dos critérios abaixo (GALTUNG & RUGE, in 

TRAQUINA, 1999, p. 71): 

1. Referência a pessoas de elite 

2. Personalização 

3. Interesse nacional ou humano 

4. Abrangência (quantidade de envolvidos) 

5. Negatividade 

6. Novidade 

7. Balanceamento (com o resto do noticiário) 

8. Frequência 

9. Clareza 

10. Continuidade 

11. Referência a nações de elite 

12. Consonância (ao noticiário) 

                                                             
8 Por tema político, compreendem-se todas as reportagens que faziam parte da seção Brasil da revista, 
que, na quase totalidade das vezes, são os textos inaugurais, excluindo-se as colunas e seções de notas 
curtas. Isso inclui desde questões relacionadas a partidos e Congresso até investigações policiais sobre 
personagens do universo da política. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 9 

 

 

Já a hipótese da agenda setting (MCCOMBS&SHAW,1972, p. 179) refere-se à 

ideia que existe uma forte correlação entre a ênfase que a mídia de massa atribui a 

determinadas questões, seja pela valorização do espaço que destina a elas ou pelo 

tamanho da cobertura noticiosa, e a importância que essas mesmas questões acabam 

ganhando perante a opinião pública. Ela acaba por impactar a chamada “ordem do dia” 

dos temas, argumentos, problemas e estabelece a hierarquia de importância e prioridade 

com que esses elementos vão estar expostos na própria “ordem do dia”. 

Também é razoável supor que quanto menor for o conhecimento em relação a 

um determinado tema, mais as pessoas dependerão da imprensa para obter as 

informações e os quadros interpretativos relativos àquela área para formar seu 

conhecimento. Mas nunca é demais lembrar que “os media não criam autonomamente 

as notícias. Estão dependentes de assuntos noticiosos específicos fornecidos por fontes 

institucionais regulares e creditíveis” (HALL, in TRAQUINA, 1999, p. 228). Disso 

surge o interesse em conhecer quem foram os definidores primários e, em alguns casos, 

secundários que estavam por trás do conjunto discursivo da imprensa. Essa 

classificação, que excluiu os editoriais (por se tratarem da opinião do veículo), fará a 

seguinte divisão para a origem da notícia: 

1. Oficialistas (autoridades do governo), partido ou coalizão do governo 

2. Adversários (representantes de entidades de oposição ao governo) 

3. Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, Congresso 

4. Peritos, especialistas, intelectuais, personagens desconhecidos, sociedade civil 

5. o próprio jornal 

6. outro veículo de comunicação 

7. Empresas e mercado 

8. não identificável 

 

O último passo para a análise quantitativa foi apurar quem o veículo 

responsabilizava pelo problema. Estabelecemos previamente à classificação das 

entradas 11 opções que imaginávamos serem as mais prováveis de ocorrerem. Na 

prática, essa escolha mostrou-se adequada por não ter surgido nenhum “outro 

responsável” na fase de classificação das entradas. As opções definidas foram: 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 10 

 

1. incompetência/deficiência/omissão/conivência de autoridades do governo federal 

2. judiciário moroso, leis brandas 

3. conflito entre grupos rivais/oposição 

4. sistema político/eleitoral, partido ou coalizão do governo  

5. presidente da República 

6. empresas e mercado 

7. ação governamental 

8. movimentos sociais 

9. submundo da informação 

10. imprensa 

11. outros (opções não-citadas) 

 

Para cada entrada, o processo de classificação se preocupou ainda em buscar o 

enquadramento correspondente segundo o modelo de análise dos pacotes 

interpretativos, proposto por GAMSON e MODIGLIANI (1989) e GAMSON (2011). 

Recorremos a um modelo que julgamos adequado por reduzir riscos de análise arbitrária 

ou discricionária e, ao mesmo tempo, permitir a descoberta de enquadramentos sobre as 

questões e suas mudanças que ocorreram em casos distintos de escândalos políticos nos 

governos Lula e Fernando Henrique Cardoso (FHC), uma preocupação que nasceu 

desde o princípio do projeto de pesquisa. 

Esse tipo de análise recorre à identificação de rotas interpretativas como 

operador analítico – grosso modo, frases que sintetizassem o que cada texto 

(reportagem, coluna ou editorial) ou imagem (gráfico, charge ou fotografia) procuravam 

dizer. O método faz parte da teoria cognitivista de GAMSON e MODIGLIANI (1989), 

tem a vantagem de criar matrizes comparáveis entre governos distintos e evidenciar se e 

como o tratamento dos casos sofreu alterações ao longo da mesma crise. “Quando essas 

associações se tornam recorrentes e seguem padrões de relação semântica similares, é 

possível, então, identificar-se aquilo que eles (os autores) denominaram de ‘pacotes 

interpretativos’”, aponta LYCARIÃO (2011, p. 268). 

Trilhando passos semelhantes aos realizados por GAMSON e MODIGLIANI, 

construímos uma lista de referências com enquadramentos que se basearam em 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 11 

 

informações do relatório
9
 da AP 470, iniciada em 2007 a partir de denúncia do 

procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. No STF, o ministro Joaquim 

Barbosa abriu a AP 470 contra 39 réus que responderam por crimes de improbidade 

administrativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção ativa. 

Chegou-se ao número de 83 rotas interpretativas (enquadramentos). Algumas 

delas foram acrescidas por estarem ausentes de uma lista de referência inicial durante a 

classificação realizada, e refeitas sobre os materiais da mídia de massa. Elas também 

passaram por uma revisão durante e ao final da análise para evitar inconsistências. Por 

exemplo, uma nova rota poderia se mostrar necessária ao se deparar com uma dada 

notícia, mas depois era verificado que um novo enquadramento ficava restrito a essa 

entrada. Nesta situação, zerava-se o processo de codificação e verificava-se se uma 

outra rota já existente poderia abrigar tal entrada, com no máximo pequenas alterações 

que não maculassem o seu espírito original. 

As 83 rotas iniciais, quando agrupadas, redundaram em 7 pacotes interpretativos, 

a saber: vitimização, disputa eleitoral, disputa comercial, denunciação antecipada, 

protagonismo midiático, ação e reação e nenhum enquadramento codificável. Para a 

classificação das entradas dos dois EPMs anteriores, o do mensalão e o caso grampo do 

BNDES e dossiê Caymann, elas se mostraram suficientes (NUNOMURA, 2012). No 

julgamento da AP 470, foi necessário criar seis novas rotas e um novo pacote, a 

judicialização. Estes faziam referência à rotina processual do processo penal no STF. É 

a partir dos oito pacotes interpretativos que será produzida a análise de conteúdo dos 

dois governos, apontando como foi produzida a narrativa jornalística. 

Resultados quantitativos 

O corpus da pesquisa foi constituído de 255 entradas (reportagens, colunas, 

editorias, infográficos, box, imagens e outros) publicadas em 59 edições da Folha e 22 

                                                             
9 No documento, consta a denúncia a 40 pessoas que estariam envolvidos no escândalo. O relatório foi 
extraído do site do Supremo Tribunal Federal. Com a morte do ex-deputado José Janene, em 2010, e o 
acordo judicial de Silvio Pereira, do PT, restaram 38 pessoas na acusação. Disponível em: 
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/relatorioMensalao.pdf. Acesso em: 19/4 
2013. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 12 

 

de Veja no julgamento do  mensalão. Os dados indicam que o noticiário sobre o 

julgamento do mensalão mereceu menor destaque da revista e do jornal, se comparado 

com as coberturas da crise política de 2005 (no governo Lula) e de 1998/99 (FHC). É 

razoável que isso acontecesse uma vez que se trata da fase final de um EPM. 

Tabela 1 – Entradas analisadas 

Veículo Edições 
Entradas 

Julgamento 
Entradas 

Julgamento/Edição 
Entradas 

Lula/Edição 
Entradas 

FHC/Edição  

Folha 59 220 3,73 8,46  5,40  

Veja 22 35 1,59 5,88  5,20  

 

Ao se analisar a quantidade de vezes que um tema político conquistou as capas 

dos veículos, percebe-se que a AP 470 produziu menos chamadas (positivas ou 

negativas) do que nos outros dois EPMs comparados. Isso indica que a revista e o jornal 

reduziram o destaque e/ou a ênfase para as questões da política. A Folha publicou 1,54 

chamadas do julgamento do mensalão para cada edição. Esse menor destaque pode ter 

sido decorrência de um esgotamento do tema junto à opinião pública, já exaustivamente 

explorado desde 2005. O próprio jornal registrou a declaração do relator Joaquim 

Barbosa, já ao final do processo: “Eu acredito que a nação não aguenta mais este 

julgamento. Está na hora de acabar, está na hora” (Folha, 7/12/2012). 

Tabela 2 – Chamadas de Primeira Página 

Veículo Edições 
Chamadas 

Julgamento 
Chamadas 

Julgamento/Edição 
Chamadas 

Lula/Edição 
Chamadas 

FHC/Edição  

Folha 59 91 1,54 2,89 1,83 

Veja 22 14 0,64 1,23 1,20 

 

Particularizando o tom das chamadas de capa, Folha aumentou o tom negativo 

até mesmo se comparado com a época da cobertura da crise política de Lula. Já Veja 

manteve a crítica em patamar inferior ao de quando cobriu o escândalo do mensalão, 

porém bem acima da época dos casos grampo do BNDES e dossiê Caymann. Isso se 

explica pela presença de três capas em que se enaltecia, em nome do interesse público, a 

vitória da Justiça no Brasil e a emergência de Joaquim Barbosa na política brasileira. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 13 

 

Tabela 3 – Valência das chamadas de Primeira Página 

Veículo 
Negativas 

Julgamento 
Negativas  

Lula 
Negativas 

FHC  

Folha 98% 93% 67% 

Veja 79% 96% 67% 

 

O julgamento do mensalão mereceu oito editoriais de Folha e Veja, cada um, 

número significativamente menor que o empregado nos outros EPMs comparados, 

indicando que houve uma redução da preocupação do veículo em se expressar. Mas, em 

13 de novembro, o jornal paulista publica um editorial de Primeira Página, expediente 

usado com parcimônia e que denota um posicionamento claro do veículo sobre um dado 

assunto. O diário celebrava as condenações de José Dirceu, José Genoíno e Delúbio 

Soares como um “Julgamento para a História”. 

Tabela 4 – Editoriais 

Veículo Edições 
Editoriais 

Julgamento 
Chamadas 

Julgamento/Edição 
Chamadas 

Lula/Edição 
Chamadas 

FHC/Edição  

Folha 59 8 0,14 0,74 0,31 

Veja 22 8 0,36 0,73 0,60 

Por que a notícia foi escolhida 

Quando um acontecimento é publicado num veículo impresso, podemos atribuir 

a ele um valor-notícia (news value), isto é, sobreviveu aos critérios que permitiram que 

um número reduzido de fatos fosse publicado numa data. O valor-notícia representa 

uma resposta à seguinte pergunta, explica WOLF (2008, p. 202): “Quais 

acontecimentos são considerados suficientemente interessantes, significativos, 

relevantes, para serem transformados em notícias?” 

Para procurar responder a essa questão, vamos inicialmente apresentar os 

resultados da classificação das entradas do corpus da pesquisa. Novamente a 

personalização da política se tornou evidente na cobertura noticiosa do julgamento do 

mensalão. Folha e Veja destacavam que os principais acusados pela Procuradoria Geral 

da República, notadamente José Dirceu, eram os alvos da maioria das reportagens, 

como se não houvesse outras dezenas de réus em julgamento. A negatividade e a 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 14 

 

abrangência também pesaram para a escolha da notícia. A revista também demonstrava, 

em menor medida, que publicava as reportagens sobre o assunto em nome de um 

interesse nacional. 

Gráfico 1 – Valor-notícia 

 
 

 

A personalização implica no reconhecimento de que “graus” mais elevados nas 

hierarquias de poder econômico, da riqueza e do prestígio fazem notícia, não sendo 

demais reconhecer que “a hierarquia governamental é visível e definida de modo estável 

em ordem de autoridade, o que auxilia os jornalistas em suas avaliações de importância” 

(GANS, 1979, p. 147, apud WOLF, 2008, p. 211). Além disso, faz notícia aquilo que 

altera a rotina, que possui uma negatividade intrínseca, pois “quanto mais um 

acontecimento for negativo nas suas conseqüências, maior será sua probabilidade de se 

tornar notícia” (GALTUNG-RUGE, 1965, p. 119). Pois foram esses critérios que 

tiveram mais destaque na cobertura noticiosa da AP 470. A abrangência pode ser 

facilmente justificada pela quantidade de envolvidos. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 15 

 

Quem definiu o discurso  

A Folha baseou seu noticiário nas fontes do Judiciário, sobretudo nos votos 

proferidos pelos ministros, assim como nos posicionamentos de advogados e do 

procurador-geral da República. Também não deixou de ouvir o "outro lado", que neste 

caso se configurou nas fontes Oficialistas, já que elas estavam sendo julgadas. Veja 

optou por fontes Oficialistas, porque foi bastante visível seu esforço de tentar 

acrescentar novas informações sobre o caso. Quando ela produziu reportagens com 

frases, coletadas de terceiros, do empresário Marcos Valério, a revista parecia querer 

que o julgamento ganhasse novos contornos e introduzisse o ex-presidente Lula nas 

sentenças, o que não ocorreu. 

Tabela 5 – Definidores primários (fontes que definiram o enquadramento predominante) 

  Veja         Folha   

Fontes primárias Julgamento Lula  FHC Julgamento Lula FHC 

Oficialistas 43% 19%  43% 24% 49% 47% 

Adversários 0% 7%  14% 2% 9% 8% 

Poder Judiciário, PGR, 
Polícia Federal, Congresso 
ou Receita Federal 

21% 6%  0% 54% 14% 12% 

Peritos independentes, 
especialistas, intelectuais, 
sociedade civil 

21% 13%  10% 7% 12% 0% 

O próprio veículo 7% 34%  14% 11% 12% 25% 

Outro veículo de 
comunicação 

7% 6%  14% 1% 2% 2% 

 

Folha e Veja utilizaram como fontes secundárias informações do próprio 

veículo, o que pode ser interpretado como uma consequência de seu esforço de 

cobertura na ocasião da crise do mensalão e agora estaria se provando que as denúncias 

à época mereciam a punição que foram ocorrendo ao longo do julgamento. O jornal 

procurou ainda dar espaço para a fala dos réus do julgamento. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 16 

 

Tabela 6 – Definidores secundários (fontes que definiram o enquadramento predominante) 

  Veja         Folha   

Fontes secundárias Julgamento Lula FHC Julgamento Lula FHC 

Oficialistas 11% 28% 33% 29% 24% 23% 

Adversários 0% 4% 17% 2% 32% 36% 

Poder Judiciário, PGR, 
Polícia Federal, Congresso 
ou Receita Federal 

11% 4% 33% 20% 13% 13% 

Peritos independentes, 
especialistas, intelectuais, 
sociedade civil 

33% 17% 0% 2% 5% 0% 

O próprio veículo 44% 21% 0% 33% 5% 6% 

Outro veículo 0% 21% 0% 14% 13% 14% 

A Justiça que pune 

A Folha foi firme em seu propósito de confirmar a denunciação antecipada
10

 

que praticou no EPM de 2005, o que pode ser visto ao se analisar a ênfase dada à 

responsabilização de membros ligados ao partido do governo. Igualmente, não poupou 

críticas ao Judiciário, por brigas públicas entre membros do STF ou pelo abrandamento 

de penas para alguns dos acusados. E concluiu que o sistema político eleitoral brasileiro 

também estava sendo julgado e sentenciado. Veja foi dura contra os condenados, mas 

procurou associar as sentenças a uma condenação implícita do ex-presidente Lula, assim 

como do sistema político. 

Tabela 6 – Quem o veículo responsabiliza pelo problema 

  Veja         Folha   

Responsabilização Julgamento Lula  FHC Julgamento Lula FHC 

Autoridades federais 35% 34%  46% 31% 25% 22% 

Judiciário 9% 5%  0% 28% 3% 0% 

Sistema político 18% 54%  1% 21% 12% 9% 

Presidente 24% 29%  1% 6% 34% 13% 

                                                             
10 NUNOMURA (2012, p. 125-126) criou o termo denunciação antecipada para designar um pacote 
interpretativo, representando o modo como a imprensa age nos escândalos políticos-midiáticos, quando 
ela incorre no risco de publicar informações imprecisas sem a devida checagem ou contraprova e o que 
mais importa é revelar os malfeitos de homens públicos aos primeiros sinais de uma suspeita. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 17 

 

Resultados qualitativos 

Em 29 de setembro de 2012, pesquisa Datafolha
11

 indicou que, entre os eleitores 

paulistanos, o que deve ser lido como um recorte específico da população, 81% não 

mudariam o voto em São Paulo por causa do julgamento do mensalão, e 51% disseram 

que ele não tem qualquer influência sobre o voto. Em relação ao conhecimento do 

processo, 65% disseram que estão de “mais ou menos informados” para “bem 

informados”, e apenas 18% responderam que desconheciam a realização do julgamento. 

Diante do porcentual expressivo de pessoas que se disseram “mais ou menos” a 

par da AP 470, pode-se chegar à conclusão de que a informação chegou até elas pela 

grande exposição midiática. Tanto o que foi como o que deixou de ser publicado, seja 

por meio de metáforas, slogans, imagens visuais, apelos morais e outros dispositivos 

simbólicos, tiveram influência considerável no Brasil de 2012. Tratou-se, afinal, de uma 

longa narrativa, que começou em 2005. 

O discurso da mídia sobre cada questão é uma história que se 

desenvolve continuamente através do tempo. Somente ao olhar a 

história como um todo podemos ver modos de pensar e 

pressuposições, que, se antes eram tidos como inquestionáveis, agora 

são contestados. (GAMSON, 2011, p. 49) 

As formulações de Gamson impactaram uma grande quantidade de estudos de 

comunicação e opinião pública, justamente por procurar quantificar e qualificar o 

quanto o discurso da imprensa é reproduzido pelo cidadão comum. Em seu 

entendimento, as pessoas “não são tão passivas”, “não são tão estúpidas” e “negociam 

com as mensagens da mídia de maneira complexa, que varia de uma questão para a 

outra” (GAMSON, Ibid., p.25), o que significa que os meios de comunicação de 

audiência nacional e geral são apenas um entre os vários fóruns públicos disponíveis. 

Mas é inegável que eles dominem os termos em que uma discussão é posta. Isso ocorre 

porque os veículos de comunicação de massa servem como produtores do discurso, com 

os jornalistas contribuindo para os enquadramentos das questões e criando seus próprios 

                                                             
11 Folha, “Mensalão não muda o voto de 81% em São Paulo”, 29/9/2012. Disponível em: 
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1161357-mensalao-nao-muda-o-voto-de-81-em-sao-paulo.shtml. 
Acesso em: 19/4/2013. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 18 

 

slogans (vide o neologismo mensalão) e metáforas, e por representar “um espaço em 

que vários grupos sociais, instituições e ideologias lutam pela definição da realidade 

social” (GUREVITCH; LEVY, 1985 apud GAMSON, 2011, p. 49). 

Antes de iniciar as explicações sobre os discursos da mídia, segundo o método 

dos “pacotes interpretativos”, apresentamos a tabela a seguir. Ela servirá de roteiro para 

a análise não-probabilística, e foram realçados apenas os índices superiores a 10%. 

GAMSON (2011) afirma que enquadramentos podem ser considerados visíveis se 

alcançam um limiar de ao menos 10% de destaque, que é a proporção de exibições 

atuais desse tipo de enquadramento em relação ao total de exibições expressa. 

Tabela 7 – Pacotes interpretativos 

Folha Veja   

Rotas  % Rotas % Pacote interpretativo 

24 11% 0 0% Vitimização 

33 15% 9 26% Denunciação antecipada 

6 3% 5 14% Protagonismo midiático 

106 48% 18 51% Judicialização 

 

Folha e Veja fizeram coberturas jornalísticas muito similares no julgamento do 

mensalão, onde a tônica principal foi predominantemente pela judicialização das 

narrativas. Não só por dar grande amplitude aos votos dos ministros do STF, mas 

sobretudo por tentar simplificar o conteúdo hermético do linguajar jurídico, os veículos 

procuraram constantemente mostrar a importância do que estava sendo julgado e suas 

implicações no mundo político. 

O jornal e a revista evidenciaram, em segundo plano, a denunciação antecipada, 

o pacote interpretativo que mais se sobressaiu na cobertura da crise do mensalão, em 

2005. Mesmo no noticiário do julgamento, e embora se tratasse da análise das provas, 

dos autos e das defesas dos envolvidos, portanto um debate que remete ao tempo 

passado, os veículos chegaram a tratar as notícias como se fossem fatos absolutamente 

novos, revelações nunca antes publicadas, revestindo-as com um caráter de denúncia. A 

cobertura intensa poderia permitir a incautos acreditar que se tratava de novos casos de 

corrupção, frescos, o ápice de uma crise, o equivalente à 3ª etapa dos escândalos 

midiáticos, segundo Thompson. Folha procurou também dar espaço para os réus, o que 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 19 

 

fica claro no pacote vitimização, enquanto Veja optou por referenciar a si mesma e à 

imprensa pelo papel desempenhado na crise do mensalão (protagonismo midiático). 

Judicialização 

Nas primeiras semanas, os veículos procuraram engrandecer a AP 470, dizendo 

se tratar do “julgamento do século” (Veja, 1/8/2012), aparar algumas arestas, como se 

seria válido o uso de provas colhidas na Comissão Parlamentar de Inquérito dos 

Correios de 2005, discutir o que aconteceria com o rito das sessões após a aposentadoria 

do ministro César Peluzzo e os primeiros desentendimentos públicos entre os ministros 

da Corte Suprema. A Folha resumia o clima tenso entre os colegas: “De acordo com 

Marco Aurélio, a ‘segurança jurídica’ é mais importante. Ele diz que o tribunal está com 

mais de 700 processos prontos para serem julgados, mas o plenário do Supremo virou 

um tribunal ‘de processo único’." (Folha, 15/8/2012). 

Quando o julgamento completou um mês, a Folha produziu uma manchete 

prevendo o destino dos principais acusados: “Os ministros derrubaram boa parte das 

teses apresentadas pela defesa, fixando a base para futuras condenações” (Folha, 

2/9/2012, grifos nossos). O jornal mostrava, àquela altura e com o deputado João Paulo 

Cunha (PT-SP) já condenado, que o STF estava propenso a aceitar o chamado "ato de 

ofício" para configurar o crime de corrupção, sinalizando que mesmo na ausência de 

provas concretas as sentenças não seriam brandas. A revista semanal comemorou as 

primeiras condenações, não sem deixar de evidenciar seu foco de ataque: “A meta de 

Lula era clara: limpar a própria biografia e salvar petistas processados. Inocentar a 

companheirada ou, pelo menos, adiar o julgamento a fim de garantir a prescrição dos 

crimes imputados pelo Ministério Público Federal” (Veja, 5/9/2012). 

Dentro dessa narrativa, era importante criar personagens que dessem tons 

pitorescos à cobertura, evitando que a complexidade da ação afugentasse a audiência, 

como bem apontou o jornalista Jânio de Freitas, numa das poucas vezes em que 

conseguiu aparecer com chamada em Primeira Página da Folha. 

A confusão inesgotável que foram os votos dos ministros Rosa Weber 

e Luiz Fux, durante as duas horas e meia mais longas entre todas as 

horas de 15 sessões desse julgamento, foi mais do que exaustiva. Foi 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 20 

 

de afastar, para sempre, todo espectador que não tivesse o dever 

funcional de submeter-se à exasperação. (Folha, 28/8/2012) 

O relator da AP 470, Joaquim Barbosa, surge como a perfeita personificação do 

herói pela imprensa. Poucos teriam mais legitimidade para enfrentar o personagem 

antítese dessa narrativa, o ex-presidente Lula, que embora não estivesse entre os réus 

era a ele que se tentava atingir, direta ou indiretamente. Barbosa, negro e nascido pobre, 

mas que graças aos seus esforços conseguiu ascender socialmente, tinha autoridade 

suficiente para ser contraposta à popularidade do petista, que também teve uma infância 

sofrida e chegou ao posto máximo da República. Não havia nesse embate a clássica e 

contaminada oposição entre ricos e pobres. O próprio ministro do STF havia sido 

nomeado pelo ex-presidente, fato que não deixou de ser registrado pela colunista Eliane 

Catanhêde: “Lula escreveu certo por linhas tortas. Dizem que está arrependidíssimo. 

Joaquim é ministro de amor e ódio, de ame-o ou deixe-o. Adorado pela opinião 

pública, é odiado por petistas de cúpula e de base” (Folha, 2/10/2012, grifos nossos). 

Veja foi quem mais carregou de loas o ministro Barbosa. Deu-lhe uma capa, 

destacando sua trajetória de carregador de tijolos a entregador de lenhas quando criança 

até sua performance incisiva no julgamento. O relator da AP 470 guardava outra 

qualidade aos olhos da imprensa: combatia ferozmente o revisor Ricardo Lewandowski, 

tido como o vilão entre os membros do colegiado do STF. A Folha chegou a apresentar 

as críticas do revisor à adoção da chamada “teoria do domínio do fato”, afirmando que 

só seria aplicável em casos excepcionais, como em épocas de guerra. Mas mesmo 

nesses textos o jornal fazia questão de dizer que os demais ministros não 

compartilhavam de suas interpretações. Lewandowski seria o vilão histriônico. Na 

mesma edição, o colunista Marcelo Coelho, escolhido pelo jornal para ser uma espécie 

de analista do julgamento, fez questão de afirmar que, ao invocar o depoimento de 

petistas que negavam a existência do mensalão, “Lewandowski convence bem pouco 

ao lembrar tudo isso agora” (Folha, 5/10/2012, grifos nossos). 

Outro ministro que, com menor intensidade, teve de assumir o papel de vilão foi 

José Antonio Dias Toffoli. Segundo fez questão de registrar a imprensa, ele “advogou 

para o PT nas eleições de 2002 (quando Dirceu era o coordenador da campanha de 

Lula), foi assessor jurídico da liderança do PT na Câmara entre 1995 e 2000 e ocupou o 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 21 

 

cargo de subchefe jurídico da Casa Civil até julho de 2005, logo após a queda de 

Dirceu” (Folha, 10/10/2012). Na véspera, o magistrado, que “namora a advogada 

Roberta Rangel, que participou da defesa de um dos réus petistas no processo em 

julgamento”, havia inocentado o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Com o 

noticiário crítico, Folha e Veja faziam um pré-julgamento sobre os votos do magistrado. 

Àquela altura da cobertura, os ministros do STF não escondiam que passavam a 

se dirigir para a opinião pública, fato que a própria imprensa percebia e registrava: 

“Coube a Marco Aurélio Mello, para sua alegria confessa, o voto decisivo contra 

José Dirceu” (Folha, 11/10/2012, grifos nossos). Os pronunciamentos contundentes dos 

magistrados pareciam ter como meta conquistar os holofotes da mídia: “Estamos 

tratando de macrodelinquência governamental, da utilização abusiva, criminosa do 

aparato governamental”, disse Celso Mello. “Um projeto de governo que, muito mais do 

que continuidade administrativa, é seca e rasamente continuísmo governamental”, 

afirmou o presidente do STF, Ayres Britto. “Marco Aurélio ligou o número de réus com 

o 13 do PT: ‘Mostraram-se os integrantes em número de 13, é sintomático o número, 

mostraram-se os integrantes afinados’.” (Folha, 23/10/2012). 

Com o fatiamento do julgamento, como quis Joaquim Barbosa, sendo por isso 

duramente criticado pelos advogados de defesa, para quem esse rito configuraria em 

“julgamento de exceção”, o noticiário pode ser publicado de forma mais didática do que 

se tivesse seguido o devido processo legal. Neste caso, cada réu seria julgado por todas 

as acusações e, se assim coubesse, sentenciado em seguida. Ao fatiar, primeiro o 

veredito foi dado e a sentença ficou para um segundo momento. Essa dinâmica permitiu 

que a imprensa publicasse a mesma notícia diversas vezes, como se cada uma fosse 

novidade. Foi o que aconteceu, por exemplo, quando anunciaram as duas condenações e 

a dosimetria das penas de José Dirceu. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 22 

 

Figura 1 – Julgado e sentenciado 

       

             10/10/2012    23/10/2012   13/11/2012 

Dois editoriais do jornal Folha de S.Paulo trouxeram questões pertinentes sobre 

as consequências do julgamento, que ainda levará anos para que possamos respondê-las 

com precisão. “Os condenados do mensalão devem, é óbvio, pagar pelo que fizeram. 

Mas não, numa espécie de expiação simbólica, pelas omissões de todo um sistema 

jurídico e social” (Folha, 20/10/2012) e “Com a decisão de ontem, como evitar que, no 

futuro, um STF enviesado se ponha a perseguir parlamentares de oposição?” (Folha, 

18/12/2012), este último fragmento fazendo referência à decisão da Corte de mandar 

cassar os mandatos dos parlamentares sentenciados, o que gerou protestos por parte de 

membros do Legislativo. 

Uma vez condenados os principais réus do mensalão, a narrativa da 

judicialização precisava apenas ser reforçada para não deixar de reiterar que as decisões 

ratificavam a denunciação antecipada, que tanto Folha quanto Veja adotaram na 

cobertura da crise do mensalão. O STF legitimava, assim, o noticiário de 2005: 

Ao deixar o governo, Lula anunciou que dedicaria a vida a demonstrar 

que o mensalão fora uma farsa tramada pela oposição com a 

ajuda da imprensa com o objetivo de tirá-lo do poder por meio de 

um golpe. A lenda criada pela mente do ex-presidente, mesmo 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 23 

 

repetida "goebbelsianamente" mil vezes, caiu no campo do ridículo. 

(Veja, 24/10/2012, grifos nossos)  

Uma última observação que merece ficar registrada. A presidente Dilma 

Rousseff, que é do PT e sucessora de Lula, foi preservada da cobertura do julgamento 

do mensalão. Não se encontrou no corpus da pesquisa entradas em que ela foi alvo de 

críticas ou pressão, exceto por ocasião da nomeação de um novo ministro do STF ou de 

quando defendeu o ex-presidente petista. Em 19 de novembro, a Folha registra uma 

entrevista que Dilma concedeu na véspera ao jornal espanhol El Pais
12

, na qual ela diz 

que o Brasil não possui mais o formador de opinião, que “o povo não se deixa mais 

manipular” e ela própria foi eleita sem o apoio da imprensa ou dos grandes meios de 

comunicação de massa. 

Denunciação antecipada 

No julgamento do mensalão, o pacote denunciação antecipada reaparece com 

destaque. Na crise política de 2005, embora a associação entre impeachment e o petista 

tenha sido perseguida constantemente pela imprensa, Lula acabou não figurando entre 

os réus acusados pela PGR. Na AP 470, com Veja à frente desse processo, novas 

denúncias vieram à tona, procurando envolver o ex-presidente Lula na trama. No dia 19 

de setembro, a revista informava aos seus leitores que trazia uma reportagem exclusiva 

com os segredos que o empresário Marcos Valério prometia tornar públicos: "Não 

podem condenar apenas os mequetrefes. Só não sobrou para o Lula porque eu, o 

Delúbio e o Zé (Dirceu) não falamos” (Veja, 19/9/2012). 

A reportagem de Veja ganhou ampla repercussão nos demais veículos e resposta 

imediata do universo político. Membros da oposição pediram a inclusão de Lula nas 

investigações, aliados partiram para desqualificar a revista e o advogado de Marcos 

Valério informava que seu cliente não havia dado entrevista alguma. Impossível medir o 

quanto essa edição influenciou as condenações que viriam a seguir, mas com a retomada 

pelo STF do julgamento ‘núcleo político’ a Folha reconhecia essa possibilidade. “O 

                                                             
12 El País, 18/11/2012. Disponível em 
http://internacional.elpais.com/internacional/2012/11/17/actualidad/1353171822_999141.html. 
Acesso em: 19/4/2013. 

http://internacional.elpais.com/internacional/2012/11/17/actualidad/1353171822_999141.html


 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 24 

 

julgamento será retomado sob o impacto das revelações atribuídas pela revista ‘Veja’ ao 

empresário Marcos Valério” (Folha, 17/9/2012). 

O semanário pautou a agenda midiática para além da AP 470 em si e conseguiu 

deixar a suspeição contra Lula no ar, mesmo sem apresentar provas. Na edição seguinte 

à reportagem de capa, editorial da revista compara a atitude do empresário mineiro com 

a entrevista de Pedro Collor, que fez a primeira denúncia contra o irmão de Fernando 

Collor de Mello, o único presidente que sofreu um impeachment no país: “A mensagem 

é de Marcos Valério. VEJA foi mensageira”, afirmou. “VEJA cumpriu sua missão de 

informar com fidelidade, coragem e espírito público testemunhados por pessoas com 

grande intimidade com o poder” (Veja, 26/9/2012). 

Embora José Dirceu, “o segundo homem mais poderoso da República e que 

daqui para frente será lembrado como o chefe da quadrilha” (Veja, 26/12/2012), tivesse 

sido o alvo maior do noticiário no julgamento, era inevitável aproveitar a onda de 

condenações, e a visibilidade que o tema poderia estar sendo alcançado junto da opinião 

pública, para atingir também o ex-presidente Lula. Na Folha, um texto do jornalista 

Fernando Rodrigues ilumina essa argumentação:  

Uma vez perguntei a Dirceu sobre seus planos político-eleitorais para 

2006, antes de o mensalão eclodir. Quis saber se ele, ou outros 

quadros do PT, teria interesse em governar São Paulo e depois alçar 

voos mais altos. ‘Eu, [Antonio] Palocci e [José] Genoino temos um 

projeto, que é o projeto do Lula. A gente faz o que o Lula quiser. 

Não vamos entrar em disputa para ser governador de SP.’ Em resumo, 

Lula estava no comando. Dirceu operava para o líder maior do PT. 

Exercia com rigor o poder recebido do presidente. (Folha, 10/10/2012, 

grifos nossos) 

Um outro escândalo político-midiático foi lançado durante o julgamento do 

mensalão, também incluindo o ex-presidente Lula, na qual uma assessora da Presidência 

da República em São Paulo era denunciada por suspeita de corrupção. Esse assunto não 

será foco deste trabalho, mas vale ser citado para evidenciar o clima de beligerância que 

havia entre petistas e a imprensa. O jornal O Estado de S. Paulo, em 11 de dezembro, 

trazia a seguinte manchete: “Mensalão pagou despesa pessoal de Lula, diz Valério”, na 

qual informava que o empresário havia prestado depoimento à Procuradoria-Geral da 

República em 24 de setembro, portanto dias depois (e não antes) que Veja havia 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 25 

 

publicado a denúncia inicial. No dia seguinte, o assunto foi parar na manchete da Folha: 

“Presidente do Supremo quer Lula investigado no mensalão” (Folha, 12/12/2012). O 

EPM do mensalão parece ser inesgotável. 

Vitimização 

Dois outros pacotes ganharam relevância na narrativa do julgamento do 

mensalão. Comecemos por destacar o da vitimização, que só a Folha adotou. É o espaço 

que os veículos usam para abrigar o chamado “outro lado”, que vêm a ser respostas, 

reações e posicionamentos defensivos ou de contraataques dos personagens. O jornal 

publicou reportagens ouvindo Lula (“Tenho mais o que fazer”, 3/8/2012), Roberto 

Jefferson (“Salvei o Brasil de Dirceu”, 6/8/2012), José Dirceu (“Eu não vou fugir do 

Brasil”, 17/9/2012), a banqueira Kátia Rabello (“Tenho medo”, 26/9/2012) e o 

publicitário Duda Mendonça (“Comi o pão que o diabo amassou”, 20/10/2012). 

No dia da primeira condenação de Dirceu e em meio às campanhas municipais, 

o secretário de Organização do PT, Paulo Frateschi, acusou adversários políticos de 

montar um script para colocar o partido na defensiva, “inclusive com as Redações dos 

grandes jornais” (Folha, 10/10/2012). O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), 

condenado a 9 anos e 4 meses de prisão, desabafou: 

É inaceitável da forma que foi feito. Não tem como o Judiciário julgar 

de forma isenta. Somente o Sistema Globo de Televisão, foram 

cinco horas de cobertura em agosto. Somadas as reportagens. TV 

Globo, aberta e fechada. Cinco horas. Só no meu caso, uma hora e 15 

minutos. Não há juiz que resista a uma pressão dessa. Essa 

sociedade de espetáculo leva essas pessoas a ficarem com receio. Eu 

já estou condenado. Eu sofro há sete anos. Veja a crueldade do 

espetáculo. Não basta condenar. Não basta mandar ao ostracismo e ao 

limbo o sujeito. É quase uma pena de morte. Esse tipo de julgamento 

não é um julgamento isento. (Folha, 12/12/2012, grifos nossos) 

Protagonismo midiático 

Veja optou pelo caminho oposto, o de enaltecer a si mesma e à imprensa em 

geral por sua participação ativa no EPM. Quatro jornalistas da revista acompanharam o 

julgamento no plenário e na sala de imprensa do STF, com cobertura diária pelo portal 

na internet. Ao fim das sessões mais significativas, a publicação realizou uma mesa-



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 26 

 

redonda comandada pelo jornalista Augusto Nunes e com a participação do advogado 

Roberto Podval, do historiador Marco Antonio Villa e do colunista Reinaldo Azevedo. 

Os brasileiros comemoraram a decisão do STF como uma vitória dos 

valores republicanos, do vigor das instituições e da importância de 

uma imprensa livre e independente. Responsável pela descoberta do 

esquema de compra de parlamentares, a imprensa foi o alvo 

preferencial dos ataques dos mensaleiros. VEJA e os grandes jornais 

do Brasil não se intimidaram e continuaram a apurar e publicar 

notícias sobre o escândalo. A vigilância e a obstinação da imprensa 

foram reconhecidas pelos ministros do STF. Se a imprensa tivesse 

renegado sua missão de ser os olhos da nação, certamente os 

responsáveis pelo mensalão nunca teriam sido punidos, as versões 

teriam prevalecido sobre os fatos e o universo paralelo de Dirceu e 

companhia teria sido imposto como a verdade oficial. (Veja, 

17/10/2012, grifos nossos) 

Era preciso deixar claro o protagonismo midiático, da qual Folha e Veja sempre 

reivindicaram ser os principais personagens. “A maior parte desses comentários tem 

lugar na própria mídia que, cedendo ao tipo de auto-referência muitas vezes 

característico do campo da mídia, tende a devotar boa porção de tempo e atenção aos 

acontecimentos que as organizações de mídia ajudaram a produzir”, resume 

THOMPSON (2002, p. 106). 

Observações finais 

Venício Lima afirma que a imprensa não dependeu da revelação pública das 

cenas de corrupção nos Correios, em maio de 2005, para sentenciar negativamente o 

governo Lula desde antes mesmo desse período: 

O ‘enquadramento’ da cobertura que a grande mídia fez, tanto do 

governo Lula como do Partido dos Trabalhadores (PT) e de seus 

membros, expressava uma ‘presunção de culpa’ que, ao longo dos 

meses seguintes, foi se consolidando por meio de uma narrativa 

própria e pela omissão e/ou saliência de fatos importantes. (LIMA, 

2006, p. 14) 

Fica para o campo das especulações o que teria preenchido essa narrativa própria 

descrita por Lima, traduzida em páginas e páginas de jornais e revistas, se o episódio 

que maculou a imagem do governo Lula não tivesse acontecido. Mas ele ocorreu e fez 

com que a imprensa não medisse esforços para transformar esse escândalo midiático em 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 27 

 

sua principal agenda política. Numa análise sobre a cobertura noticiosa do mensalão, 

que inclui a crise política de 2005 e o julgamento de 2012 em comparação com uma 

crise do governo de FHC, pode-se extrair algumas conclusões: 

 Em termos quantitativos, Folha e Veja diminuíram consideravelmente a 

exposição (número de reportagens, editoriais, chamadas de Primeira 

Página etc) das notícias sobre o julgamento, o que era esperado, mas 

adotaram um enquadramento predominantemente negativo, comparável 

com a da crise do mensalão e bastante superior ao caso do grampo do 

BNDES e dossiê Caymann. 

 Folha e Veja se distinguiram na responsabilização do EPM do mensalão. 

O jornal atribuiu aos políticos petistas condenados a culpa pela crise, 

enquanto a revista procurou associar a condenação à figura de Lula. 

Durante a crise, os dois veículos responsabilizaram o então presidente 

petista. FHC foi poupado por Veja, mas não pela Folha. 

 Na parte qualitativa do estudo, ficou evidente que houve um esforço 

acima do normal dos veículos estudados para traduzir o hermético 

linguajar do campo do Direito para o discurso midiático, num claro sinal 

de que só assim seria possível produzir o agendamento e o 

enquadramento que pudesse fazer sentido aos leitores. 

 Para Veja, Lula mereceu não só ser tratado como um agente causador 

pela crise política, como deveria figurar no banco dos réus. Partiu da 

revista a iniciativa de trazer novos elementos na cobertura na tentativa de 

condenar publicamente o ex-presidente. O enquadramento da 

denunciação antecipada voltou a ser usado. A Folha também recorreu a 

esse enquadramento, porém em menor medida. 

 Os dois veículos fizeram questão de se auto-referenciar, como é 

característico do campo da mídia, já que o resultado do julgamento, com 

a condenação dos principais acusados do PT, simbolizava um 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 28 

 

reconhecimento de que a cobertura predominantemente negativa do 

mensalão tinha tido razão de ser. 

A imprensa não é a Justiça, mas os jornalistas se arvoram o dever de julgar. Os 

profissionais de Folha e Veja foram próceres em transformar o julgamento do mensalão 

em um evento midiático, mudando substancialmente o rito que se costuma dar na quase 

totalidade dos processos que vão às barras dos tribunais. Jamais saberemos se teria sido 

outro o veredito caso os veículos de comunicação não tivessem tentado mobilizar a 

opinião pública. Na leitura dos dois veículos impressos analisados neste estudo, fica 

claro que houve uma ação deliberada para criar uma narrativa própria, e esta não era 

favorável aos réus, a maioria deles sendo condenados ao fim da AP 470. 

Folha e Veja procuraram influenciar o rito processual, saudaram as sentenças 

rigorosas, mas qual o aprendizado que os dois veículos podem ter tirado da cobertura 

desse escândalo político-midiático desde 2005? A julgar pelo espaço dedicado à 

finalização do EPM, o que não é um padrão na rotina da imprensa sempre acostumada a 

deixar para trás as consequências dos casos que noticia, percebe-se que o mensalão foi 

muito mais do que uma notícia que merecia ser bem contada. Ele virou a principal 

bandeira temática para uma imprensa que se tornou engajada no propósito de se opor a 

um projeto político que gira em torno da figura do ex-presidente Lula (lulismo). 

Não há problema algum nesse tipo de comportamento e os padrões diferenciados 

que adotaram Folha e Veja na cobertura do mensalão evidenciam a imprensa não se 

constitui como um partido político. O jornal foi crítico a maior parte do tempo, mas, 

como ensinam os livros de comunicação, conseguiu balizar seu noticiário com o 

contraditório e o fundou com base nos fatos. A revista, que historicamente nunca foi 

simpática ao PT, acabou por se converter em um dos principais símbolos de resistência 

ao lulismo. A revista tornou-se, por assim dizer excêntrica, no sentido exato da palavra, 

isto é, que se desvia ou se afasta do centro, onde os demais órgãos da imprensa, em 

maior ou menor grau, sempre se posicionam. 



 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 29 

 

Bibliografia 

AZEVEDO, F.A. Mídia e democracia no Brasil, relações entre o sistema de mídia e o 

sistema político. Opinião Pública, Campinas, v. 12, n. 1, p. 88-113, abr./maio 2006. 

______________. A imprensa brasileira e o PT um balanço da cobertura das eleições 

presidenciais de 1989 a 2006. ECO-Pós, Rio de Janeiro, v.12, n.3, p. 48-65. 2009. 

GAMSON, W. A. Falando de Política. tradução de Ângela Cristina Salgueiro 

Marques,. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 314, 2011. 

GAMSON, W.A., MODIGLIANI, A. Media Discourse and Public Opinion on Nuclear 

Power: A Constructionist Approach. American Journal of Sociology, v. 95, n. 1, p. 1-

37, 1989. 

LEITE, P. M. A outra história do mensalão, as contradições de um julgamento 

político. v. 7. São Paulo: Geração Editorial, 2013. 

LIMA, V. A. Mídia: crise política e poder no Brasil. São Paulo: Editora Fundação 

Perseu Abramo, 2006. 

LYCARIÃO, D. Internet e movimento ambientalista. In: MAIA, R.C.M., GOMES, W., 

MARQUES, F.P.J.A. Internet e participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 

p. 257-292, 2011. 

McCOMBS, M.E; SHAW, D.L. The Agenda-Setting Function of Mass Media. Public 

Opinion Quarterly, vol 36 (2), p. 176-187, 1972. 

NUNOMURA, E. Um Estudo Empírico sobre o “mensalão”. In: XXXV Congresso 

Brasileiro de Ciências da Comunicação – 3 a 7 set. 2012, Fortaleza. Anais da Intercom 

– Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012, p. 1-
15. 

_______________. O mensalão impresso: o escândalo político-midiático do governo 

Lula nas páginas de Folha e Veja. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudo dos Meios 

e da Produção Mediática) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São 

Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/ 

27/27153/tde-18122012-125216/>. Acesso em: 19 abr 2013. 

PEREIRA, R. R. A grande arte de Joaquim Barbosa. Revista Retrato do Brasil, n.68, 

março de 2013. Disponível em: http://www.oretratodobrasil.com.br/revista/RB_68/ 

pdf/RB68_parcial.pdf. Acesso em: 17 abr 2013. 

http://www.oretratodobrasil.com.br/revista/RB_68/


 
 

V Encontro da Compolítica, Universidade Federal do Paraná, 8 a 10 de maio de 2013 

 

www.compolitica.org 30 

 

PILAGALLO, O. História da imprensa paulista: jornalismo e poder de d. Pedro a 

Dilma. São Paulo: Três Estrelas, 2012. 

SILVA, C.L. VEJA: o indispensável partido neoliberal (1989-2002); Cascavel: 

Edunioeste, 2009. 

SINGER, A. Mídia e democracia no Brasil. Revista USP, No. 48, p. 58-67, São Paulo: 

USP-CCS, 2000. 

THOMPSON, J.B. O escândalo político, poder e visibilidade na era da mídia. 

Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 

TRAQUINA, N. Jornalismo: questões, teorias e ‘estórias’. Lisboa: Vega Editora, 2ª 

Edição, 1999. 

WOLF, M. Teorias das comunicações de massa; tradução Karina Jannini, 3 ed. São 

Paulo: Martins Fontes, 2008. 


